RSS

NORMOPATIA DO BRASILEIRO

09 ago

FDA

Como afirmei antes..

Uma “sugestão” de um post só é pertinente com um comentário daquele que o sugeriu. Neste comentário gostaria de ressaltar a razão pela qual sugiro à leitura do post do Saka: “na duvida jogue nas costas do trabalhador”.

http://blogdosakamoto.uol.com.br/

A meu ver, o que há de interessante é que o Saka pretende que em situação de “crise” “discute-se” muito mas no final é sempre o trabalhador brasileiro que “paga o pato”!

Encontramos aqui a mesma colocação de sempre do jornalista/cientista politico: o determinismo social e o paternalismo politico: o Saka tem soluções pra tudo.Soluções “necessárias”, “inovadoras” a “crise” mundial, ao povo brasileiro, e tutti quanti…

Não cabe discutir aqui as bases filosóficas do conceito de “crise” na estética clássica de Aristóteles a Hegel. Nem de onde o Saka tira sua colocação. Ou seja, do conceito de “crise” próprio a história salutar ou “crise” do sistema da teoria marxista das crises.

Não, o interessante aqui é de notar que quando questionei o por que da “nossa consciência” “amortecida pela mídia”, por que “achamos” tudo “Isso” “normal”, por que a “crise” seria “normal”, ou seja, como entender essa “normopatia” brasileira: seria uma maneira conformista do viver a brasileira?

O Alfalante replica afirmando que a causa principal desta “realidade” brasileira estaria na “nossa consciência”. Consciência pervertida pelo colonialismo português: “já foi manipulada pela própria origem, portuguesa, desde os idos de D. João VI, o livro 1808 retrata bem as nossas raízes culturais”!

Ora, ora, ora.. O interessante nesta afirmação é que, se existe uma causa determinante da consciência pervertida, por que tal processo de perversão teria começado no seculo XIX, e, não no século XVI, no momento do “descobrimento do Brasil” pelos portugueses?

Não, a meu ver, o problema da “normopatia” do brasileiro é mais profundo!

Tão profundo que enquanto o mundo vive sob a ameaça de uma nova “crise” financeira mundial, os “mestres à pensar” brasileiros assumem o papel de ditadores do pensar: eles ditam aos leitores brasileiros o que eles “devem” pensar: “temos que pensar como garantir alternativas de vida para as centenas milhares de cortadores”, de trabalhadores, rapidamente.

Como se o “pensar” fosse uma obrigação, uma coação interna, e, não um direito adquirido: a liberdade de pensamento reconhecido pela CF: “ninguém sera obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (art. 5)

Gostaria muito de ver o Saka impor ao Proftel: olhe, invés de “pensar” sobre a “liberdade” vc tem “que pensar como garantir alternativas de vida para as centenas milhares de cortadores”, de trabalhadores brasileiros! Impor ao Alfalante: olhe invés de se “pensar” a consciência pervertida do brasileiro pelo colonialismo português, vc tem que pensar como “garantir alternativas de vida para as centenas milhares de cortadores”, de trabalhadores brasileiros, a uma “sociedade justa”!

Ao economista Surfando na Jaca invés de pensar de dar ou não dar “pipoca aos macacos” vc tem que pensar como “garantir alternativas de vida para as centenas milhares de cortadores”, de trabalhadores brasileiros, a uma “sociedade justa”!

Sera que alguma coisa não deveria ser dita sobre essa nova “ditadura” do “pensar”, sobre o que é uma “Sociedade Justa”?

 
49 Comentários

Publicado por em agosto 9, 2011 em Uncategorized

 

49 Respostas para “NORMOPATIA DO BRASILEIRO

  1. JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

    agosto 10, 2011 at 12:46 pm

    /////////////////////////

     
  2. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 8:56 pm

    4500 surf

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 10:57 pm

      É o Matusalém! Vc. deveria saber!

       
  3. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 8:42 pm

    Acho apenas que é uma pavoa se imaginando um pavão..

    Não acho que seja homem pelo tipo de conversa.

    E medrosa, que se esconde atrás de nick assexuado.

    Tem bastante o que aprender, se filosofa.

    Ah, e acho que errou em 2000 anos seu tempo.

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 8:52 pm

      De quem estais a falaire? O FDA é um emérito filósofo amedalhado e tudo. Isso que vc. escreveu está mais para o sem nick e a só quero. Respeito com os 2000 anos mais velhos!

       
  4. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 8:11 pm

    Surf

    Veja só.

    O Obama se lascou para aprovar a melhoria da Assistência Médica.

    Os Republicanos, leia-se empresários, principalmente os do petróleo e os das armas (Bush – Cheeney) , brigaram para impedir.

    Isto mostra o interesse pela população. Um sistema que não se importa com o povo.

    Um sistema que taxa o pobre mas impede que o sistema taxe o rico.

    Exatamente como na monarquia. Nada mudou, a revolução francesa, liberté, egalité, fraternité não serviu para nada.

    Não é culpa do capitalismo.

    O capitalismo, seja ele liberal, ou outro qualquer de nada adianta , porque o homem, principalmente o empresariado americano, que domina os USA e o próprio Obama, deforma isso de acordo com seus mesquinhos interesses.

    Para estes não existe sociedade.

    Existe os Barões e os vassalos, não há capitalismo, comunismo ou outra qualquer coisa que resista.

    Acabamos nestas crises, em que a solução é comunizar os prejuísos.

    Não é culpa de sistemas econômicos, é culpa do egoismo do homem. O superfaturamento, os trambiques financeiros, tendem sómente a proporcionar aos Barões, o poder.

    Invadir o Iraque para roubar o petróleo, e agora a Líbia, é a única saída para essas economias não falirem.

    Sociedade? O que é isso?

    Daqui a pouco uma nova revolução se fará necessária.

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 8:28 pm

      Fred, o nosso emérito FDA fugiu daqui, heim… É um provocador, mas um crítico feroz. Às vezes fico pensando, será que ele é assim na vida real? Caramba, é de deixar o Doriana derretido. Gosta de mostrar ancestralidade ancestral, veio descobrir o Brasil. Já a minha descobriu Portugal, o que não confere nada de especial a ninguém. Pode-se dizer o contrário, que é sangue velho, já cansado. Esse FDA está se tornando um sofista genealógico. Quanto ao FED e Obama, fico me perguntando se eu aplicasse um golpe desses nas vizinhanças, vendendo o que não tenho, provavelmente iria em cana. Mas a justiça para os banqueiros sempre foi cega que nem toupeira.

       
  5. surfando na jaca

    agosto 9, 2011 at 6:35 pm

    Taí. O FED dos EUA afirma que vai continuar a financiar a brincadeira por mais dois anos, com juros baixos. Olha o contribuinte pagando o pato. A bolsa deu um suspiro e todos rezam para a economia voltar a se mexer, só não dizem como. Acho que dessa vez a vaca vai para o brejo. Sem investimentos privados e governamentais, quem fará isso? Os brics? Caracoles…

     
  6. Proftel

    agosto 9, 2011 at 4:46 pm

    FDA:

    Olha, tô nem aí para tantos questionamentos, não vivo na roça e a pouca afinidade com as ditas “bandeiras” como as defendidas pelo o Sakamoto se me parecem um tanto estranhas. Se o cara estivesse com um chapeu de palha conectado num computador de noite depois d’um dia estafante arando a terra teria meu respeito, até ajudaria no que fosse possível.

    O Sakamoto não pode impor nada a mim, no meu conceito não apresenta legitimidade.

    Só isso.

    Quando falo em Liberdade na Rede, é coisa que já expliquei exaustivamente posts atrás, é minha área, sei onde se pode tolher nosso discernimento por vias judiciais ou de simples bloqueio (como faz o Governo Chinês) para isso contamos com alguns programinhas muito interessantes.

    No âmbito judicial é que a coisa pega, minha bandeira é que não se crie legislação visando tolher nossa liberdade de expressão.

    Se o Surf quer meter o páu no gaúcho ou descascar a Confetti, ele deve ter garantia que a opinião dele será expressa e ninguém o processará, no máximo pode fazer como eu fiz, enviar um e-mail pessoal o chamando à razão, censurar, ameaçar ou bloquear, NUNCA!

    Bração aí.

    Proftel

    🙂

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 5:24 pm

      Vc. procedeu bem no seu bom-mocismo e como não somos nietzschianos, agradeço a chamada, mas tudo tem seus limites. Serei cordial dentro do possível com a Confetti, embora ache que ela nem irá aparecer por aqui, que o negócio dela é badalação e modas em Paris. Quanto ao gaúcho, te imploro que não me peças a mesma coisa. Só depois dele me pedir perdão por ter sido tão autoritário e verdureba. E mesmo assim, vou continuar criticando-o, pois é um macunaímico. Prefiro a Confetti.

       
  7. nuncadantes

    agosto 9, 2011 at 2:39 pm

    Desculpe-me surfando na jaca mas vou usar o teu nick…
    Está todo mundo “surfando na jaca” neste post…
    Esqueceram de uma coisa muuiitooo importante…
    Quantos nesse país conhecem a Constituição???????
    Quantos têm (voltando ao tema internet) acesso fácil e acessível a informações que fujam do malcaratismo da nossa mídia hegemônica???????????
    Acho que a essa altura dos acontecimentos já deveríamos esquecer as origens da nossa colonização e começarmos a meter a “mão na massa”.
    Só há uma condição para reverter a situação atual: EDUCAÇÃO!!!
    E, nesse aspecto, acho que começamos a mudar (o processo é lento) mas nunca dantes tivemos tanto acesso às Universidades quanto agora – FIES, PROUNI etc.
    Enquanto não investirmos massissamete em EDUCAÇÃO não saberemos reclamar nossos direitos, simplesmente porque não os conhecemos – simples assim…

     
    • Jesus era Comunista

      agosto 9, 2011 at 2:55 pm

      Perfeito.

      Pelo menos não trazes perguntas desconexas.

      Trazes afirmações, ou melhor soluções, ou melhor, a única solução.

      Amém

       
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 5:17 pm

      Companheiro Nuncadantes, isso mesmo. E meta os ferros na reaçada sempre que puder. É nossa missão na terra virtual e na real.

       
  8. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 2:33 pm

    Ah me esqueci, a sua arrogância e despreparo social ganha limites inimagináveis. Ao querer desqualificar este asno aqui pelo mal tratar da última flor do Lácio acaba mostrando total desconhecimento desta linda e poderosa flor.

    Muito baixo este procedimento, uma discussão acadêmica levada ao âmbito da baixaria. Triste.

    Bem vamos lá:

    Formas verbais de crucifixar
    Nota adicional – Forma verbal –
    Gerúndio crucifixando Particípio pretérito crucifixado
    eu tu ele/ela/você nós vós eles/elas/vocês
    Presente do indicativo crucifixo crucifixas crucifixa crucifixamos crucifixais crucifixam

    Beijo na testa, filósofa sem tijela

     
  9. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 1:05 pm

    FDA

    Já estou me acostumando com você, com suas sempre palavras desconexas, arrogantes, fantasiadas de sábias.

    Acho que estou mais á sua frente dentro do conceito do Jung,em relação a própria natureza de cada um.

    Paro aqui. Faça outro post para eu te desancar, e você a mim. Vá trabalhar que a turma já está dormindo em ouvir este velho caduco, de dura cerviz, de 2500 anos e este ignorante de 500 anos.

    Beijo na testa.

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 1:31 pm

      O emérito FDA me lembra um Nietzsche pós-moderno virtual, querendo se sobrepor às massas internáuticas. Embora todo elitismo soe dessa maneira,mas de um nietzschiano não se deve esperar a caridade cristã, o bom-mocismo. Ao contrário, para eles a verdadeira caridade é mostrar que se pode vencer o senso-comum, tirar um indivíduo de seu comodismo mental é a maior caridade que se possa fazer a qualquer um. Nisso o FDA é um nietzschiano de carteirinha e devemos agradecer-lhe a arrogância e nosso incômodo com suas tiradas e perguntas impertinentes. Trata-se de uma caridade nietzschiana. Pois me levou a pensar no que fazer diante da crise. Se é o fim do mundo. Uma coisa é primordial, crescer o mercado interno. A tábua de salvação das crises mundiais sempre será essa, que foi a da URSS diante da crise de 1929 com seu isolamento completo do Ocidente. Os soviéticos não guardam memória dessa crise capitalista na carne. Para crescer o mercado interno é crescer e distribuir renda, portanto, é crédito para investimentos. O Estado tem que entrar nisso de forma keynesiana,promovendo a infraestrutura. Mas conseguiremos fazer isso, temos condições para isso? O nosso mandarim econômico, o Eike Batista afirma que está seguro e que se tivesse condições comprava muitos investimentos que estão sendo vendidas a preço de bananas. E conclui que o dinheiro é covarde. Talvez tenha sido a única coisa honesta de sua entrevista. Claro que é inevitável a queda do crescimento econômico brasileiro para esse ano. É isso.

       
      • nuncadantes

        agosto 9, 2011 at 2:47 pm

        “Não se deve esperar a caridade cristã, o bom-mocismo. Ao contrário, para eles a verdadeira caridade é mostrar que se pode vencer o senso-comum, tirar um indivíduo de seu comodismo mental é a maior caridade que se possa fazer a qualquer um.”

        Esta é uma das pérolas de Nietzsche

         
  10. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 12:34 pm

    FDA

    hehehehe – está chutando o balde né. Aguenta firme.

    A diversidade é fundamental. Eu aturar as tuas baboseiras e você aturar as minhas faz parte do duro cotidiano social.

    Aprenda a curtir isso, relaxa e goza. Dê e apanhe.

    Que raios de filósofo és se já queres, no primeiro embate das palavras, democraticamente 🙂 me crucifixar, me expulsar do blog do meu amigo, irmão de fé, camarada Proftel, que te ama muito e amim também.

    “As pessoas, quando educadas para enxergarem claramente o lado sombrio de sua própria natureza, aprendem ao mesmo tempo a compreender e amar seus semelhantes.” Carl Jung

    Um beijo na testa

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 12:51 pm

      Só faltava essa, deste Jesus que se diz comunista..

      Não seria vc a me dizer o que seria viver com “a diversidade”!

      Vivemos nela depois de 2.500 anos, meu caro! Enquanto vc a conhece depois de 500 anos… Sakou!

      Não confunda “diversidade” com dever de “aturar as tuas baboseiras” !

      O primeiro faz parte de nosso cotidiano social. Enquanto o segundo, é um erro de cruzamento genético, e para Isso não tem remédio, não tem lei nenhuma que me obriga a atura-las..

      Só lhe “Crucifixando” mesmo!

      Valha me Dei….Pretensão e água benta só muita fê, viu, senão não funciona…

       
  11. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 12:24 pm

    A grande realidade da vida, desde há muito, é a caracterizada pelo egoísmo humano.

    Seja esse egoismo um resquício do instinto de necessidade de sobrevivência nestes 4 milhões de anos ou pela simples formação cultural.

    O homem quer desfrutar, se achar confortável, dono da situação, provido e se possível se mostrado como vitorioso.

    Na realidade estas divisões filosóficas social democracia, liberalismo, trabalhismo, amway, etc, são apenas resultado do embaralhamento mental de quem não chega ao âmbito da questão.

    Apesar de muitas vezes lógicas as questões desenvolvidas nestas teorias, não se leva em conta o principal:

    Quem vai aplicar? O homem.

    Aí você tem, a social democracia, o liberalismo, o trabalhismo, o Amway, o comunismo, o socialismo, sendo colocado em prática, como já o foram, e o país ou países que os aplicam se lascarem todos.

    Por quê?

    Porque o homem sempre acaba fazendo o que não deve para saciar seus instintos.

    Não há social democracia, comunismo, trabalhismo, Amway, liberalismo, se o homem acaba sempre fazendo a mesma coisa.

    Roubando. Tirando proveito para si do Estado, dominando o Estado e usando-o em seu próprio afã, desgovernado de ter.

    Foi assim que o comunismo acabou, que o Amway vai acabar.

    Assim é que o Brasil não vai muito mais para a frente.

    Não é questão de ser pessimista ou otimista. Não há pessimista nem otimista na Estatística, um ramo da filosofia, como o são todas as ciências que procuram a verdade. A verdade é o que é e o que não é.

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 12:33 pm

      Numa coisa concordo contigo, não se deve desprezar o conhecimento acumulado por séculos que o homem construíu. É dele que deve sair seu aprimoramenteo e superação. Existe muita coisa a se tornar conhecimento, para aprendermos. As experiências fracassadas são ensinamentos para novas tentativas. O história do homem não é de sucessos ou derrotas, é de sobrevivência e aprimoramento social. FDA, vou passar a lhe chamar de sofista.

       
  12. surfando na jaca

    agosto 9, 2011 at 12:13 pm

    Um filósofo só tem compromisso com a verdade. Por isso esse FDA é um indigesto total. Gosto que seja assim, dá um ar gauche ao emérito. Veja que me chamou de trotskista, coisa que nunca fui, mas reconheço a validade de uma das bases desse pensamento: socialismo só será possível com a sua adoção pelos países mais avançados do capitalismo. Socialismo não é miséria, dizia Marx na Filosofia da Miséria. Mas deixa-me explicar melhor, concordo com o Sakamoito: recessão recai sobre os trabalhadores, via redução dos salários pela perda do valor real e encolhimento do Estado do bem estar social. É evidente que uma sociedade é um todo organizado e todos terão prejuízos, mas a perda que atinge aqueles no limiar da sobrevivência é muito pior do que o FDA deixar de comer suas trufas regadas a bons vinhos. FDA, um filósofo não pode ser um sofista antisocrático. O que é isso? Vc. está se traindo? Vai pedir que a razão beba cicuta outra vez?

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 12:18 pm

      Complementando, não disse que é o fim do mundo, mas momento de ajuste da crise de 2008: recessão e quitação da especulação, por esgotamento do endividamento dos governos centrais do capitalismo. Entendeu? Pode continuar a perguntar, filósofo rabujento, que vou respondendo. É da pergunta que nasce a resposta, a luz. A pergunta é meio-caminho andado.

       
      • surfando na jaca

        agosto 9, 2011 at 12:28 pm

        O Sakamoito quando trata de economia só produz bestialidades. Esse treco de pequeno produtor só funciona em cooperativas muito bem organizadas, com crédito e mecanização. Mas tem gente que ainda sonha com o ideal campestre hippie, de uma casa no campo e nada mais. Bobagem de classe média desembestada.

         
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 12:29 pm

      Ah Surfando,

      Ia esquecendo…“ Como toda crise afeta especialmente os mais pobres” logo “quem pagará mais uma vez somos nós, assalariados”!

      Mas os pobres e assalariados não são obrigados a pagar pela crise eh!

      Lembra da Revolução Americana de 1776! Quando os Ingleses começaram a criar “Lei do Selo” com novos imposto sobre jornais, documentos legais e oficiais etc., o povo americano deu um Basta!

      Outra coisa o trotskista é o Saka, vc é o Sociodemocrata, to velho mas não to louco, muito menos esquecido… tà!

      Ta ligado……….

       
      • surfando na jaca

        agosto 9, 2011 at 12:36 pm

        Sim, vc. tem razão. Mas para isso é preciso estar organizado para reagir num movimento popular. KKKK, esse emérito é fogo!

         
  13. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 11:26 am

    Surf

    Eu prefiro os filósofos antigos.

    Platão, Sócrates, etc.

    A Filosofia procura a verdade.

    A verdade pode ser achada pela pergunta. Mas o filósofo é pago para dizer a resposta para nós.

    Como o conceito de democracia vindo dos filósofos e tudo o mais.

    Filósofo que só faz pergunta não é filósofo, é um perdido.

    E até agora as poucas opiniões e respostas não gostei.

    E não tem nada de blog não. Jesus era Comunista, sou eu, Fred Schmidt. Sei muito bem o meu EU.

    Alfalante é o empregado do Proftel e ele me paga um quantia inimaginável – a amizade.

    Jesus era Comunista é encrenca certa, não é a toa que o xará foi crucificado, deve ser o nome.

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 11:52 am

      Mais o que é que esse “Jesus” esta fazendo nos tempos Modernos?

      Volta pra tua antiguidade, para o mundo de Sócrates, de Platão, de Aristóteles, pra tua “Caverna”!

      Se vc não gostou das “poucas opiniões e respostas” aqui, ninguém te obriga a sofrer como masoquista, morto de feliz por que se encontrou…. E que seria de vc se não tivesse encontrado esse blog, pelo menos ele te deu a convicção do “muito bem”, de saber um pouco sobre o teu Eu..

      Vai ver que sem esse blog, irias viver eternamente perdido como uma alma penada…

      Tem o blog do Saka… Ele adora idolatras como vc..

      Melhor, ele têm respostas a todas as suas questões…

       
      • Jesus era Comunista

        agosto 9, 2011 at 12:45 pm

        FDA

        Vai tomar um Lexotan, que você já está brigando contra o espelho.

        Você é que faz, perguntas. Lembra? ou tá muito nervoso?

        Eu afirmo.

        Bata nisso

         
  14. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 11:15 am

    Surfando na Jaca

    Brilhante o trechinho aqui .o:

    ” como toda crise afeta especialmente os mais pobres, quem pagará mais uma vez somos nós, assalariados. Vejam que não há receita para fazer valer títulos fictícios, portanto, não existe solução para a crise que nos encontramos. Os devedores terão que pagar suas dívidas ou quebrar. A saída provisória de fornecer mais crédito para abafar essa pilantragem chegou a um limite crítico, com a expansão das dívidas públicas das economias centrais e parece que não poderá mais ser usada. É mais um exemplo da irracionalidade do capitalismo, da barbárie capitalista. Não acredito que o ser humano não seja capaz de resolver essa irracionalidade. ”

    O capitalismo é usado para o lucro e para as perdas usa-se o comunismo. Sempre foi assim.

    Quando Fernando Henrique assumiu o primeiro governo dele, ele injetou no Banco Nacional 20 bilhões de reais do Tesouro Nacional. A desculpa era para salvar o sistema monetário nacional

    O liberal usou o comunismo para repartir os prejuízos.

    Alguém foi preso, perdeu bens?

    Ah, me esqueci, a dona do banco, era a nora dele, casada com o filho dele.

     
    • JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

      agosto 9, 2011 at 11:25 am

      AHHHH!
      Voce ousou escrever sobre o PROER?
      Sabe que tem gente que tem um latarzinho em casa onde o Deus central é o Proer e o santinho lateral o FHC?
      Como ousas?

       
      • JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

        agosto 9, 2011 at 11:26 am

        altarzinho….

         
  15. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 11:00 am

    FDA

    Quando você parar de perguntar e afirmar aí é opinião.

    Como eu posso conversar com uma pessoa que só pergunta.

    É exaustivo, desagradável e até inconveniente do ponto de vista racional.

    Opinião agente dá, não pergunta. Opinião é afirmativa, não interrogativa.

    “Se houvesse respostas e soluções definitivas a todas as questões que nos colocamos, não existiria mais problemas no mundo! ”

    Isto é uma opinião. Esta eu argumento, contra ou a favor.

    Perguntas eu respondo desde que sejam racionais.

    Agora, responder a 10 perguntas por segundo, faça-me o favor.

    Argumentando:

    É através das opiniões que talvez se possa chegar ás soluções. Alguns problemas logo se resolvem através das opiniões. Alguns conseguem ser resolvidos de imediato, outros levam mais tempo, mas sempre acabam sendo resolvidos.

    Isto é um conselho:

    ” Se liga na realidade da vida Jesus..”

    Comentário:

    Realidade é algo para alguns que só Freud poderia explicar.

    Serve para mim, para você, para todos, vamos refletir.

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 11:09 am

      Fred cainda de cacete no FDA. Um filósofo tem que perguntar! E como perguntar incomoda, né?

       
  16. surfando na jaca

    agosto 9, 2011 at 10:44 am

    Bons dias aos seres de bem. Veja, FDA, que dar pipocas aos macacos era parte de um todo, tratava-se das Diretas Já e da verdade de que não tínhamos um só projeto para o fim da ditadura, a oposiÇão burguesa sonhava com o desmantelamento da economia estatizada e foi o que aconteceu mais tarde, com o boca de caçapa. Falar em crise com economista é alguma coisa bem diferente da crise de valores hegeliana, crise espiritual de uma sociedade. Crise para nós é algo derivado do mal funcionamento da economia e sabemos que elas sempre foram periódicas, embora as explicações sejam muitas. Na teoria marxista, ainda viva e elucidadora, as crises são geradas pelas contradições de classe e possuem uma natureza material. As mais graves contradições de classe levam a ruptura com as estrutras de uma sociedade, que se tornam arcaicas e são ultrapassadas. Já a crise que estamos vivendo é simplesmente derivada da maior falcatrua da história recente que resumo assim: Criou-se títulos negociáveis nos mercados lastreados em Hipotecava-se a casa que estava sendo comprada para rolar dívidas. Hipotecas que nada valiam tornavam os títulos fictícios, mera operação contábil. Esses títulos foram considerados AAA pelas instituições, enganando os investidores. Os bancos forjaram essa falcatrua e dela se alimentaram. Quando a economia se contraiu em 2008 e quiseram descontar esse papelório de fantasia, nada encontraram. Era tudo uma pilantragem só. Como a economia crescera absurdamente no seu papelório e crédito fictício, o estrago disso seria imenso. Resolveram usar o dinheiro público através dos bancos centrais para comprar os títulos podres e sanear o rombo. Ou seja, quem pagou pela pilantragem foram os contribuintes em favor dos banqueiros e especuladores. Tudo isso com o discurso de que estavam evitando um mal maior, uma recessão violenta. Ora, os empréstimos de dinheiro público a baixos juros ficavam assegurados no resgate se a economia voltasse a andar. Mas não foi o que aconteceu. O setor privado se retraiu com medo e por ter refinanciado seu papelório podre e os governos pisaram no freio, diminuindo suas capacidades de investimento, já limitadas pelo saneamento das hipotecas fajutas. Agora é que nada sabemos como esse arranjo ou desarranjo vai terminar. É lógico que o centro do Império paralisado entende que as economias que não foram afetadas diretamente por essa jogatina seriam a esperança de recuperação econômica. Mas os brics são mais produtores que consumidores, possuem um pib per capita menor do que os países centrais do capitalismo. Bom, é isso a crise que passamos.E como toda crise afeta especialmente os mais pobres, quem pagará mais uma vez somos nós, assalariados. Vejam que não há receita para fazer valer títulos fictícios, portanto, não existe solução para a crise que nos encontramos. Os devedores terão que pagar suas dívidas ou quebrar. A saída provisória de fornecer mais crédito para abafar essa pilantragem chegou a um limite crítico, com a expansão das dívidas públicas das economias centrais e parece que não poderá mais ser usada. É mais um exemplo da irracionalidade do capitalismo, da barbárie capitalista. Não acredito que o ser humano não seja capaz de resolver essa irracionalidade. Como a forma de pensar a História é de séculos e não do momento, vejo que o homem cada vez mais busca uma relação justa de acesso aos bens materiais. Chegaremos ao socialismo ou a barbárie nos destruirá.

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 11:38 am

      Caro Surfando,

      Sua replica me faz rir….Enfim sua explicação econômica a “crise” encontra ressonâncias, convergências e divergência com a teoria sócio-politica trotkista sakamotiana:

      Se “ como toda crise afeta especialmente os mais pobres” logo “quem pagará mais uma vez somos nós, assalariados” (Surfando)

      Sakamoto: “Em momentos de crise, discute-se como reduzir os direitos trabalhistas para evitar diminuição de crescimento” logo o fardo sera jogando nas “costas do trabalhador”…

      As divergências seriam na maneira de enfrentar a “crise”:

      Para o Saka o “problema da ajuda estatal é que ela deveria privilegiar a pequena agricultura, que gera mais empregos e coloca comida na mesa do brasileiro em detrimento à empresarial”!
      Oh, meu Deus, o problema, o culpado é mais uma vez a luta de classes do “pequeno” contra o “grande empresario”! O “pobre” contra o “Rico” et patati et patata….

      A solução sakamotiana: “Temos que pensar como garantir alternativas de vida para as centenas” de trabalhadores..“os governos norte-americano e brasileiro” bem que “poderiam acrescentar nas obrigações que são impostas às grandes montadoras americanas a não-agressão ao meio ambiente e aos direitos humanos para a manutenção do apoio econômico”, não é mesmo?

      Para vc, Surfando, “não existe solução para a crise que nos encontramos”! Oh meu Deus, sera o fim do mundo?

      Mais meu Deus, que vejo, não seria aquela velha luta entre o optimista que vê o copo a metade cheio, e, o Pessimista que vê o copo meio vazio?????????

      Mais uma vez, Socialdemocratas e trotkistas se entendem a “merveille”… kkkkkkkk

       
  17. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 10:27 am

    FDA

    Bem, eu só queria saber uma coisa. Como se pode conversar com uma pessoa que só faz perguntas?

    É uma técnica, um hábito ou é confusão mental na tentativa de esclarecer algo que não está ainda solidificado.

    Cada parágrafo seu é interrogativo.

    Quando eu lancei uma pergunta você a desqualificou.

    Responda você mesmo ás suas perguntas.

    Perguntas como a abaixo, me perdoe, por si só já estão respondidas.

    Afinal, afirmar que “o Judiciário é corrupto” quer dizer tudo e ao mesmo tempo nada.. Em que o poder Judiciário é corrupto? Qual é relação entre Corrupção e Poder Judiciário?

    Beijo na testa

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 10:40 am

      Jesus era Comunista,

      Acho que vc não entendeu nem minha critica ao Sakamoto nem o conceito do blog:

      “Normalmente um blog é feito para passar os pensamentos do dono do blog”;

      Ora, “este é diferente”!

      “Este é o seu blog, o mais importante aqui é sua opinião”!

      A palavra-chave aqui é “opinião”! Dà pra entender?

      Se houvesse respostas e soluções definitivas a todas as questões que nos colocamos, não existiria mais problemas no mundo!

      Se liga na realidade da vida Jesus..

       
  18. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 10:13 am

    NAT

    Tirei um pedacinho do texto que você indicou:

    “É difícil ser rico, latifundiário, no tempo de Jesus e ao mesmo tempo ser discípulo ser Cristão. A riqueza recebe uma das considerações mais fortes da sua boca, quando diz: ”É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”. Mesmo diante do espanto dos apóstolos Jesus a repetiu sem pestanejar. E qual é a sua proposta positiva?

    A proposta positiva do Cristo é a partilha. Cristo não é contra a como tal. Também não é contra a terra. É contra a concentração da terra nas mãos de poucos. Então sua proposta é a partilha.

    Todos os discípulos de Jesus têm de partilhar os bens, têm de entrar numa economia de partilha, de socialização, para poder seguir Cristo. Ou seja, é impossível ser rico e ser seguidor de Cristo. Na perspectiva de Jesus isto aparece muito claro. Nós é que, muitas ve­zes, obscurecemos o fato por causa da ideologia do dinheiro que esta em nossas cabeças. ”

    ===================

    Na realidade Nat foi quando eu li Atos dos Apóstolos – fim do capítulo 4 = Vida comum entre os fiéis e início do capitulo 5 = Ananias e Safira é que entendi o que Jesus quis dizer para os cabeçudos – NÓS. Aí eu entendi esta parábola aí de cima.

    Mas não entendi de imediato, levou mais de ano para a ficha cair. Jesus era Comunista.

    Não o comunismo de Marx.

    Na realidade Marx se inspirou em Cristo. O comunista da primeira hora é Jesus, não atoa foi crucificado, não pelo povo judeu, o povo judeu estava ao lado de Cristo, mas pelos poderosos que exploravam o povo judeu, exatamente o que continua até hoje. Exatamente o que temos hoje e que sempre assim o foi.

    O grande problema de Marx, foi achar que implantado o comunismo, a solidariedade, a fraternidade viria depois. Ele colou a proposta de Jesus, mas quem cola só cola, não sabe o que escreve.

    Neste caso do camelo, Jesus mostra o fundamento de sua teoria. Quem quiser ser comunista tem que ser espontaneamente. A fraternidade, a solidariedade, tem que vir antes da opção ao comunismo.

    Ao contrário de Marx que dizia que ela viria depois.

    O comunismo na realidade é algo muito elevado, o capaz tem que ter a capacidade de dividir com o incapaz. Coisa que nosso estágio evolutivo, genético ou cultural (sei lá) ainda não permite.

     
    • JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

      agosto 9, 2011 at 10:30 am

      Sua concepção de comunismo e do Jesus professor é a que sempre dei por definitiva. A tese socialista é baseada muito no que Cristo nos trouxe, entre outras tantas lições que nos legou.
      Mas falar de Cristo na net é jogar gasolina na fogueira!
      Jesus sempre atual e exclarecedor.

       
  19. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 9:28 am

    ” Se vc não faz nada indo na direção da aplicação desta visão de uma Sociedade Justa, ai o problema é seu, e, não que o “Judiciário” seja “corrupto”.. é ai que esta o fundo do problema..”

    Companheiro, te confesso que não entendi.

    Se o Judiciário corrupto não é uma causa de injustiça social, acho que realmente eu tenho que ser internado.

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 10:02 am

      Caro Alfalante,

      Calma nada de panico…Espere um pouco antes de chamar o Samu! Não va ser internado sem antes respoder as minhas questões: o que é que vc não entendeu?

      O fato que existe uma tensão entre:

      O que há de Direito como direitos sociais a educação, à saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, a providência social, (…) a assistência aos desamparados”;

      E a efetivação destes Direitos para a consolidação ou construção de uma Sociedade mais ou menos Justa?

      Ou que de fato existe uma tensão entre o que é de Direito ou o que as Leis dizem ou indicam e nosso dever de saber, ou de reconhecer se tal Lei é Justa ou Injusta?

      Ou de fato que existe uma tensão entre Justiça e Legislação ou entre Justiça e Legitimidade?

      Afinal, afirmar que “o Judiciário é corrupto” quer dizer tudo e ao mesmo tempo nada.. Em que o poder Judiciário é corrupto? Qual é relação entre Corrupção e Poder Judiciário?

      Agora vc ja pode chamar o Samu! kkkkkkkk

       
  20. Nat

    agosto 9, 2011 at 8:39 am

    Por falar em Jesus era comunista, dia desses eu estava lendo um artigo do Clodovis Boff, que eu fui procurar quando li o nick aí de cima.
    Achei http://xacute.sites.uol.com.br/art_jesus_politico.html

     
  21. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 8:27 am

    Companheiro, FDA, pergunto-te para esclarecer minha ingnorança:

    Caso: Tens uma sociedade em que todos que adentram nela, dão todos os seus bens para ela.
    Por isso , todos tudo possuem, tudo é de todos. Trabalham juntos e cada um que precisa de algo lhe dado é.

    Grande questão: É uma sociedade capitalista?
    É uma sociedade comunista?

    Me decifras que te decifrarei.

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 8:48 am

      Caro Jesus era Comunista,

      Nem vou entrar nas teorias sociais..Não vale a pena… Venhamos ao concreto, aos fatos..

      Em 1983-84 quando os brasileiros desceram nas ruas para reivindicar por eleições presidenciais diretas no Brasil! Lembra o movimento Diretas Já.

      Pois é, quatro anos depois, em 1988, sai uma nova Constituição!

      O art.6 da CF é muito claro: são direitos sociais a educação, à saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, a providencia social, (…) a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”!

      A meu ver, tai o que a CF considera como Sociedade Justa.. é Justa porque juridicamente legitima e reconhecida por aqueles e aquelas que instituíram esse valores…

      Se vc não faz nada indo na direção da aplicação desta visão de uma Sociedade Justa, ai o problema é seu, e, não que o “Judiciário” seja “corrupto”.. é ai que esta o fundo do problema..

      Que exista modelos de “sociedade capitalista”, “socialista” ou “comunista”, a meu ver, Isso é um falso debate…. E nesssa eu não entro…

       
  22. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 8:20 am

    Justa?

    Onde existe um ladrão?

    Estamos correndo atrás do rabo?

     
  23. JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

    agosto 9, 2011 at 7:41 am

    Aqui a discussão torna-se óbvia:
    Ninguém deve impor sua opinião.
    Mas se não deve impor também não devemos deixar de ouvir, ler e pensar, para termos uma opinião.
    Talvez o “brasileiro” queira que alguém pense por ele, que alguém lhe imponha um pensamento , respostas, caminhos.
    Já a origem disso, sendo qual for, ela é origem e já causou efeito, e se esse fenomeno está aí, aberto a analise, há remédio para suas consequencias e tratamento para a “doença”!

     
  24. Jesus era Comunista

    agosto 9, 2011 at 7:19 am

    ” Ora, ora, ora.. O interessante nesta afirmação é que, se existe uma causa determinante da consciência pervertida, por que tal processo de perversão teria começado no seculo XIX, e, não no século XVI, no momento do “descobrimento do Brasil” pelos portugueses? ”

    É mais do que claro a diferença da colonização lusitana para a colonização inglesa, por exemplo. Já que a parte temporal é tão importante, vamos começar pelo início. Quais foram os primeiros imigrantes aqui no Brasil? – os degredados, apenados lusitanos que vinham cumprir sua pena aqui.

    Quem foi os primeiros imigrantes americanos? – os quackers – que fugiam das perseguições em seus países.

    Será que a mentalidade do brasileiro não está bem perto da mentalidade de degredados?
    O jeitinho brasileiro, a corrupção desenfreada.

    Será que a mentalidade do americano querendo impor ao mundo seu modo de viver não tem um ranço Quacker?

    A chamada para D. João VI foi o fato de que a resposta dele para uma crise iminente, não foi a luta, o esforço, a tenacidade, foi a fuga. O aceitamento do fato, a falta investigativa do que seria possível, ganhar das forças napoleônicas, ou não. Não houve esta análise. Houve a fuga ao problema. E as forças napoleônicas entraram exaustas e famintas em Portugal e em Lisboa. Um pequeno peteleco e o grande Napoleão estaria derrotado

    E esta fuga é a que fazemos quase sempre.

    Sabemos que o Judiciário é corrupto, que o Governo é corrupto, que o Congresso é corrupto, e simplesmente fugimos, estamos sempre fugindo. Não analisamos nada. Quando muito vemos o efeito e procuramos passar um Merthiolate no câncer avassalador. Não queremos ver as causas nem procuramos suas soluções, preferimos o conforto da fuga à batalha que até pode nem ser tanta.

    Preferimos prender o ladrão a pensar porque ele é e nós não. A sociedade é um ser que se reproduz, e os seus filhos são a sua imagem.

    Maktub.

     
    • FDA

      agosto 9, 2011 at 7:49 am

      Caro Jesus era Comunista,

      Valha me Dei… Bom se Jesus era Comunista, Hobbes era democrático e Marx era Liberal..

      Mas passamos esses detalhes…Interessante seu comentário!

      É evidente que existe uma “diferença da colonização lusitana para a colonização inglesa”! E dai?

      Sera que “Isso”, o evidente, explica aquilo: “o jeitinho brasileiro”, “a corrupção desenfreada” no Brasil de Hoje, do aqui e do agora?

      As mesmas causas produzindo os mesmo efeitos, vamos viver neste circulo neurótico, nesta “compulsão de repetição” eternamente?

      Sera que o brasileiro é condenado a viver de truísmos: “Judiciário é corrupto, que o Governo é corrupto, que o Congresso é corrupto, e simplesmente fugimos, estamos sempre fugindo”.. Sera que somos determinados a viver eternamente fugindo?

      Sera que a teoria marxista da “produção” social ou da critica marxista de Lukacs e Adorno: “sociedade é um ser que se reproduz,” é toda a herança que os brasileiros podem deixar a” seus filhos são a sua imagem”?

      Sera que esse modelo determinista, fatalista que vc ve como sendo uma “Sociedade Justa”?

       

Obrigado pelo seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: