RSS

O império vai desabar?

09 ago

Jesus era Comunista

Michael Moore

A íntegra do artigo de Michael Moore está em:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18194

Trinta anos atrás hoje: o dia em que a classe média morreu

Houve um tempo em que o povo trabalhador dos Estados Unidos podia criar uma família e enviar as crianças à faculdade com a renda de um só dos pais (e que as faculdades em estados como Califórnia e Nova York eram quase gratuitas). De um tempo em que quem quisesse ter um trabalho remunerado decente o teria; em que as pessoas só trabalhavam cinco dias por semana e oito horas por dia, tinham todo o fim de semana de folga e as férias pagas todo verão. Esse tempo terminou no dia 5 de agosto de 1981. O artigo é de Michael Moore.

Michael Moore

De tempos em tempos, alguém com menos de 30 anos irá me perguntar: “Quando tudo isso começou, o deslizamento da América ladeira abaixo?”. Eles dizem que ouviram falar de um tempo em que o povo trabalhador podia criar uma família e enviar as crianças à faculdade com a renda de um só dos pais (e que as faculdades em estados como Califórnia e Nova York eram quase gratuitas). De um tempo em que quem quisesse ter um trabalho remunerado decente o teria; em que as pessoas só trabalhavam cinco dias por semana e oito horas por dia, tinham todo o fim de semana de folga e as férias pagas todo verão. Que muitos empregos eram sindicalizados, de empacotadores em supermercados ao cara que pintava sua casa, e isso significava que não importava qual o seu trabalho, pois, por menos qualificado que fosse, lhe daria as garantias de uma aposentadoria, aumentos eventuais, seguro saúde e alguém para defendê-lo se fosse tratado injustamente.

As pessoas jovens têm ouvido a respeito desse tempo mítico – só que não é mito, foi real. E quando eles perguntam: “quando tudo isso acabou?”, eu digo: terminou neste dia: 5 de agosto de 1981.

A partir desta data, 30 anos atrás, o Grande Negócio e a Direita decidiram “botar para quebrar” – para ver se poderiam de fato destruir a classe média, e assim se tornarem mais ricos.

E eles se deram bem.

Em 5 de agosto de 1981, o presidente Ronald Reagan atacou todos os membros do sindicato dos controladores de vôo [PATCO – sigla em inglês], que tinha desafiado sua ordem de retornarem ao trabalho e declarou seu sindicato ilegal. Eles estavam de greve há apenas dois dias.

Foi um movimento forte e audacioso. Ninguém jamais tinha tentado isso. O que o tornou ainda mais forte foi o fato de que o PATCO foi um dos dois únicos sindicatos que tinha apoiado Reagan para presidente! Isso gerou uma onda de pânico nos trabalhadores ao longo do país. Se ele fez isso com as pessoas que votaram nele, o que fará conosco?

Reagan foi apoiado por Wall Street na sua corrida para a Casa Branca e eles, junto à direita cristã, queriam reestruturar a América e mudar a direção da tendência inaugurada pelo presidente Franklin D. Roosevelt – uma tendência concebida para tornar a vida melhor para o trabalhador comum. Os ricos odiavam pagar salários melhores e arcarem com os custos dos benefícios sociais. E eles odiavam ainda mais pagar impostos. E desprezavam os sindicatos. A direita cristã odiava qualquer coisa que soasse como socialismo ou que defendesse o reconhecimento de minorias ou mulheres.

Reagan prometeu acabar com tudo. Assim, quando os controladores de tráfego aéreo entraram em greve, ele aproveitou o momento. Ao se livrar de todos eles e jogar seu sindicato na ilegalidade, ele enviou uma clara e forte mensagem: os dias de todos com uma vida confortável de classe média acabaram. A América, a partir de agora, será comandada da seguinte maneira:

* Os super-ricos vão fazer muito, mas muito mais dinheiro e o resto de vocês vai se digladiar pelas migalhas deixadas pelo caminho.

* Todos devem trabalhar! Mãe, Pai, os adolescentes, na casa! Pai, você trabalha num segundo emprego! Crianças, aqui estão as suas chaves para vocês voltarem para casa sozinhas! Seus pais devem estar em casa na hora de pô-los para dormir.

* 50 milhões de vocês devem ficar sem seguro de saúde! E para metade das companhias de seguro: vão em frente e decidam quem vocês querem ajudar – ou não.

* Os sindicatos são maus! Você não será sindicalizado! Você não precisa de um advogado! Cale a boca e volte para o trabalho! Não, você não pode ir embora agora, não terminamos ainda. Suas crianças podem fazer seu próprio jantar.

* Você quer ir para a faculdade? Sem problemas – assine aqui e fique empenhado num banco pelos próximos 20 anos!

*O que é “aumento”? Volte ao trabalho e cale a boca!

 
48 Comentários

Publicado por em agosto 9, 2011 em Uncategorized

 

48 Respostas para “O império vai desabar?

  1. Jesus era Comunista

    agosto 10, 2011 at 1:31 pm

    FDA

    Vê se escreve algo condizente com um filósofo, psicólogo, sei lá o que.

    Você agora fica esperando eu chegar é?

    Já vi que vou começar a fazer falta.

    Vá lá para essas coisas maravilhosas, viu. Mereces. Mas volta rápido tá?

    Cuidado com os furacões, tsunamis, etc.

    Beijo na testa

     
  2. FDA

    agosto 10, 2011 at 1:28 pm

    O Surfando continua surfando..
    .
    “A universidade não deveria ser uma torre de marfim, como quer o sócio privé FDA, mas centro de iluminação de nossa ignorância e espaço de debate público”!

    Mas se sou “sócio prive”, vc não acha que é muito paradoxal sua afirmação: o que é que estou aqui , meu Dei…Dialogando com uns, debatendo com outros?

    Se sou sócio prive o que estaria fazendo aqui no mundo virtual? Francamente Surf, vs pegou o vírus do Jesus…Se liga Surf……..

    Ora, ora, Surf, faça como se não soubesse que es “marxista juramentado”!

    No entanto, tal fato não te impede de olhar com um olho critico algumas juras marxistas tortas e atravessadas que o tempo mostrou que ele também viajou muito na maionese, não é mesmo? Amanhã te direi algumas…

    Pessoal, vamos liberar o HRP…Deixa ele coloca um pouco de fogo aqui!!!kkkkk

    Vou ter que ir ao “Paris Plage”, um luxo, me faz pensar ao picinão de Ramos kkkkk…

    Fui…..

     
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 1:33 pm

      É verdade. Ok, aceito sua argumentação sobre o clube privé, mas andas muito atacado. KKKKKKk.

       
  3. FDA

    agosto 10, 2011 at 1:10 pm

    Caro Jesus era Comunista,

    Ser ou Não Ser “ filósofo ou psicólogo” eis a questão? E Você, o que achas…Sera que não errei de profissão ou quem sabe se foi vc que errou nas suas elucubrações mentais? Vai saber…

    Nossa, não sabia que vc tinha esta veia “venale”: “não queres me pagar uma passagem para ir até Paris?” queres “tudo pago”!

    Que proposta indecente eh..Mas vc só confirma uma reputação brasileira já conhecida internacionalmente! Uh, como dira Lenny Dale , « Isso, não fica nem bem”…Passamos!

    Uma coisa vc tem razão: as praias brasileiras estão um “horror”!

    Por isso mesmo estou indo agora para St tropez, Caraibas, “Seychelles”, Bahamas, Austrália, etc, etc….Muito mais interessante..

    Bye

     
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 1:27 pm

      FDA, não vai fugindo, não. Quero discutir Popper contigo e já vi que nem a obre de seu guru vc. domina ao chamar-lhe de positivista lógico. Vamos lá, li muita coisa desse desembestado. Vá colocando as suas críticas popperianas sobre o marxismo, que vou te respondendo com a minha borduna laureada. Leio Marx desde a minha primeira mesada, que com ela comprei o Manifesto em quadrinhos.

       
      • surfando na jaca

        agosto 10, 2011 at 1:28 pm

        obra. Xô, doença do sem nick!

         
        • Jesus era Comunista

          agosto 10, 2011 at 1:35 pm

          Viche tá explicado

           
        • O sem nick!

          agosto 10, 2011 at 2:30 pm

          Essa é do Haddad…dos livro!

           
      • surfando na jaca

        agosto 10, 2011 at 1:30 pm

        Foi o meu primeiro gibi.

         
  4. JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

    agosto 10, 2011 at 12:47 pm

    Bloqueado?

     
  5. Jesus era Comunista

    agosto 10, 2011 at 12:46 pm

    FDA

    Companheiro vamos deixar de barraco, lógico que gosto de embates, estou ate estudando uma técnica nova para tentar me comunicar com você. Como ser afirmativo sendo interrogativo.

    “Portanto, vou te deixar na vontade, no teu desejo do poder recalcado, na frustação de miquinho americanizado”

    Isso aí é barraco, vou desconsiderar. Quando muito seria caso para um divã, mas como seguidor de Cristo, o pouco para mim é muito, não tenho como refastelar meu rabo num divã.

    “Vc faz rir… Sua impulsão de curiosidade, seu desejo de ambivalência de saber quem é quem : sera que “você é homem”, sera que vc é mulher, vão te consumir pouco a pouco…indicam que vc é alguem de mal resolvido.. ”

    Bem como filósofo você me parece um bom psicólogo. Você não errou de profissão não?

    Infelizmente devido a minha precária situação financeira nem tenho armário em casa, por isso acho que vou ter que esperar mais para descobrir essa possibilidade. Aliás eu ia te perguntar se você tem um armário por aí. Bem se resolveres um dia sair de dentro mande-o para este pobre amigo. Quem sabe eu não consigo ver se estás certo?

    Paris esta com um sol resplandecente… Gente linda, maravilhosa, educada e culta..

    FDA, já que és tão provido de recursos pela natureza, não queres me pagar uma passagem para ir até Paris? Soube que aí a turma fica contando os dias para poder ir para aquela maravilhosa praia a beira do Sena?

    Aqui, nossas praias são muito monótonas, todas alvas, sem graça, emolduradas com uns vegetais da pre-história, horríveis, que chamamos de coqueiros em cuja sombra somos obrigados a degustar camarões aos montes, uma vez que é praticamente de graça, pois aqui a turma tem a maior produção brasileira de camarão e sobra aos borbotões, estes crustáceos horrorosos. Um horror.

    Fica aqui uma espera de convite – tudo pago por ti – naturalmente. Já que estás com esta bola toda.

    Já que não nos conhecemos direito e é mister se faça acabar com isto, poderás conhecer melhor minhas neuras e assim me acariciar mais apropriadamente com suas agressões. Por isso te envio uns blogs de minha autoria.

    http://www.frediom.wordpress.com
    http://www.iomdesign.wordpress.com

    estes dois estão ativos, te passo agora os inativos. Inativos porque são o que eu já tinha o que dar, nada mais consigo, mas que refletem o meu ser, onde você poderá se abastecer de munição para me desancar.

    http://www.cidadanianobrasil.blogspot.com
    http://www.capitalismoporfred.blogspot.com
    http://www.pazaorj.blogspot.com

    Tem mais uns 10. Mas esses te darão mais munição. Se você entrar lá no meu perfil do blogspot você vai ver os outros.

    Boa praia aí do Sena.

    Beijão na testa.

     
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 1:10 pm

      KKKKKKKKKKK. Boa praia no Sena foi bótimo.

       
  6. FDA

    agosto 10, 2011 at 12:30 pm

    Olha o Surfando na maionese..

    “Em minha formação acadêmica vemos o todo, o coletivo, a sociedade”! Ta me engana que gosto, vai…Tai o problema..Por que deveríamos ver o indivíduo como um todo e não como um in-dividuo?

    Por que então pretender que “a história do homem não é de sucessos ou derrotas”? Não seria por que vc ojeriza Karl Popper? Vc esquece que foi a critica de Popper que deu um passo importante para a critica do positivismo logico, do verificacionismo.. OU seja, da critica do materialismo historico marxista…

    “O indivíduo se dilui nesse conjunto”. E como o indivíduo se dilui? Seria na “história do homem” na “sobrevivência e aprimoramento social”?

    Claro. Nota-se aqui seu entendimento da “historia” como algo de restrito. Ou seja, da historia como um espaço-tempo dentro do qual certas formas de vida aparecem, desparecem ou sobrevivem.

    De fato, não es “kantiano em acreditar que a liberdade de ação do indivíduo torne inteligível a sociedade”! E como o seria?

    Não, quem defender uma ideologia fundamentada unicamente em uma concepção histórica fundada na “Lei” natural “dos mais fortes” do Leviatã que Thomas Hobbes, vc nunca pode ser kantiano..

    Ora, vc esquece que foi Hobbes que ofereceu de bandeja essa ideologia ao liberalismo econômico.

    Quem defende a teoria da evolução de Darwin sobre o “aprimoramento social” nunca poderá dizer que ele é Kantiano…Talvés por que o aprimoramento social não se faz de maneira linear..

    E vc vem aqui viajar na maionese afirmando que “É preciso libertar o coletivo para que o indivíduo se liberte plenamente”, isso é um truísmo..

    Se vc pretende liberar o coletivo é por que vc pressupõe que ele esta prisioneiro… Prisioneiro de que? Existe Liberdade sem contrariedade? Como libertar o coletivo?

    E não me venha com sua canção de siradeiro querendo me enganar!

    Vc só engana-se a se mesmo… Pare de viajar na maionese!

     
    • Jose Mario HRP!

      agosto 10, 2011 at 12:44 pm

      FDA, depois voce tira o sarro de mim!
      Tá virado no Demo sÔ!

       
    • JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

      agosto 10, 2011 at 12:47 pm

      Tá virado nos cornos Homi?

       
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 1:07 pm

      Muito bem, FDA. E dizem que eu estou-lhe puxando o saco. Que merecias é uma sova. Vejo logo que és mais um seguidor de Popper, um inútil nas suas críticas do marxismo. Popper desconhecia a complexidade do marxismo, sua base de análise era dos textos de divulgação. Tomava o marxismo pelo economicismo e pela idéia tosca da privisibilidade do futuro no marxismo. São burrices que ninguém mais dá crédito ao Popper, a não ser para correr o risco de ser ridicularizado pela própria ignorância da obra desse bagual neo-kantiano, como gostava de ser conhecido e não como positivista lógico. Agora entendi a filiação de seu raciocínio e não podia ser de outra forma, acontece com todo professor de filosofia de métodos para área técnica, sempre distantes da crítica do pensamento popperiano, que tem seus méritos (especialmente na metodologia científica para as ciências naturais) e suas bestialiades como essas que descrevi. Veja bem, se um economista fosse fazer ciência como propôs Popper para as ciências sociais, nada faríamos e nem existira um teoria econômica para ser ensinada, pois o seu método é do verificacionismo. E aqui repete o positivismo, concebendo uma só epistemologia para todo o conhecimento científico. Isso já era, ninguém segue mais isso, nem nas ciências ditas exatas. O pensamento vive de truísmos e não nego que incorri em mais um. Mas minha formação só vê o interesse no coletivo, sem que isso diminua a importância do indivíduo e sua capacidade de mudar o coletivo. Mas o cojunto de ações individuais não é alguma coisa inapreensivel em seu resultado, como entendeu Kant. Vc. sabe que sou marxista juramentado e não aceito essas suas aleivosias descabeladas e nem me venha dar carteirada de títulos acadêmicos, que também os tenho. Sim, o indivíduo sendo parte de uma cultura, de uma sociedade, está preso a ela ,que o gestou. Qual o problema nisso? Se rompermos as suas amarras com essa sociedade, colocando-a abaixo, criamos um novo indivíduo, livre desse passado. Isso é obvio e óbvio que não se rompe estruturas mentais e culturais pelo econômico apenas. E não me venha de exclamações arrevesadas!
      Fred, a humildade frente a vida me ensinou a respeitar todo o tipo de conhecimento que seja útil e os que aprenderam na vida. Agora, não aceito é qualquer desconsideração com o saber acadêmico. A universidade não deveria ser uma torre de marfim, como quer o sócio privé FDA, mas centro de iluminação de nossa ignorância e espaço de debate público. Bjs na careca.

       
      • surfando na jaca

        agosto 10, 2011 at 1:19 pm

        previsibilidade. Incrível, sempre que respondo ao sem nick começo a cometer erras de português. O cara tem um doença contagiante. Só pode… Vamos lá, FDA. Venha com mais perguntas, que tenho respostas.

         
  7. FDA

    agosto 10, 2011 at 11:54 am

    Jesus era Comunista,

    Só um Otário não compreendeu que vc gosta de confrontações, de relação de forças, de relação de poder: “Estou doido para um embate, seja do mesmo lado ou como oponentes”…

    Portanto, vou te deixar na vontade, no teu desejo do poder recalcado, na frustação de miquinho americanizado…

    Vc faz rir… Sua impulsão de curiosidade, seu desejo de ambivalência de saber quem é quem : sera que “você é homem”, sera que vc é mulher, vão te consumir pouco a pouco…indicam que vc é alguem de mal resolvido..

    Paris esta com um sol resplandecente… Gente linda, maravilhosa, educada e culta..

    Ou seja, tudo aquilo que vc não é, que desejaria ser e que talvez nunca sera…

    Fui……..

     
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 12:42 pm

      Coisa feia esssa discussão entre vcs. Vamos aguentar as críticas, faz parte do crescimento do ser humano, mas sem essas baixarias. Sem nick, vc.é um muquirana. Sua frase é de um primor bestial. Vejamos: Nenhum ser humano deixou de morrer! É cíclico, contigo não será deferente. Uma outra variante: O capitalismo acabará, é cíclico etc. Isso é um sistema mundial com base no dólar. A Inglaterra para perder seu lugar teve que existir uma guerra mundial e um país que crescia à margem de seu poder,os EUA e seu imperialismo asiático e latino. Nada é tão simples assim, tipo cartomante de prostíbulo. O poder militar dos EUA é ainda inquestionável, sem substitutos, e sua economia ocupa o centro do sistema. Trata-se de mais um crise do capitalismo, como outras virão, pois é da vida, é cíclico. E longe de abalar a posição ianque. A China é o maior comprador dos títulos da dívida dos EUA. No dia que um vier abaixo, arrasta o outro. Sabe, acho que por isso vc. tem dificuldade de distinguir o real do imaginário. Daí toda a sua raiva com o governo popular.

       
  8. O sem nick!

    agosto 10, 2011 at 11:43 am

    Nenhum império sobreviveu ao tempo,é ciclico, histórico e,com os EUA não será diferente.Qual será a proporção da sua decadência,não sei!Mas ,resta saber,por qual império será substituido e,se será diferente.A China,já da mostras,na Asia, África e no Brasil,sei não!

     
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 12:36 pm

      Sem nick, vc.é um muquirana. Sua frase é de um primor bestial. Vejamos: Nenhum ser humano deixou de morrer! É cíclico, contigo não será deferente. Uma outra variante: O capitalismo acabará, é cíclico etc. Isso é um sistema mundial com base no dólar. A Inglaterra para perder seu lugar teve que existir uma guerra mundial e um país que crescia à margem de seu poder,os EUA e seu imperialismo asiático e latino. Nada é tão simples assim, tipo cartomante de prostíbulo. O poder militar dos EUA é ainda inquestionável, sem substitutos, e sua economia ocupa o centro do sistema. Trata-se de mais um crise do capitalismo, como outras virão, pois é da vida, é cíclico. E longe de abalar a posição ianque. A China é o maior comprador dos títulos da dívida dos EUA. No dia que um vier abaixo, arrasta o outro. Sabe, acho que por isso vc. tem dificuldade de distinguir o real do imaginário. Daí toda a sua raiva com o governo popular.

       
      • O sem nick!

        agosto 10, 2011 at 2:14 pm

        Seu blá,blá,blá…de rolando lero.A raiva é por sua conta.Distingui, sim!O real do tal governo popular e sua lógica é, o que está acontecendo,ministério por ministério(onde mexe,aparece!),até não sobrar mais governo.Quem insiste ,em se fazer de desentendido e,não tratar do mal do Dutra ,é você.Em tempo:Ontem a Martaxa,se escondeu no banheiro do senado,pra não ter que falar sobre seus cumpanherus,à época da sua gestão no MT(Aliás,já que teve um post sobre o “Caos Áereo”,deve lembrar da celebre frase “Relaxa e goza”)mas,foi a Fátima Bernardes(Globo) que disse isso….kkkkk!.A faxina do legado do Lulavilha, vai longe.Vão ter que construir um aterro sanitário,com licitação,espero!O próximo será o do trabalho,do animador de ministério Lupi.O PT real!

         
  9. Jesus era Comunista

    agosto 10, 2011 at 11:23 am

    Querida FDA

    Para uma filosofa estás mais para barraqueira.

    Escreva algo que preste para podermos conversar, levante um assunto qualquer, não é possível que tenhas sido amedalhado atoa . Estou doido para um embate, seja do mesmo lado ou como oponentes.

    Este negócio de: Afé Maria… me lembra muito aquele personagem baiano do Chico Anísio.

    Surfistinha disse que você é homem. O nick termina em A, logo uma tendência feminina o Afe… talvez seja da coluna do meio. Nada que algum gênero tenha importância, amo a todos, mas fico meio constrangido em tratar ele por ela, ela por ele. Para o terceiro gênero tanto faz, qualquer um está bom.

    Você poderia se apresentar para este jerico, mas seu amigo com certeza, aliás muito orgulhoso da espécie pois foi o escolhido por Ele para adentrar em Jerusalém, símbolo que é da humildade,

    Vamos trabalhar, vamos trabalhar.

    Beijo na testa.

     
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 11:39 am

      Jumentinho humilde de Jesus, melhor vcs. pararem com essa fescura toda. Bjs na careca.
      FDA, espantar os demônios internos é coisa freudiana. Em minha formação acadêmica vemos o todo, o coletivo, a sociedade. O indivíduo se dilui nesse conjunto. Portanto, nunca acreditei que a solução da sociedade esteja no indivíduo, já que ele é um mundo próprio e diverso. Mas não sou kantiano em acreditar que a liberdade de ação do indivíduo torne inteligível a sociedade. Um materialismo já respondeu a essa angústia kantiana, de que os indivíduos não são totalmente conscientes do mundo que constroem, mas o conjunto dessas ações individuais formam uma direção resultante de seu somatório. Criam assim um resultado. É preciso libertar o coletivo para que o indivíduo se liberte plenamente.

       
      • surfando na jaca

        agosto 10, 2011 at 12:27 pm

        ininteligível. FDA e Fred, que coisa feia essa discussão ralé entre vcs. dois.

         
  10. Jose Mario HRP!

    agosto 10, 2011 at 10:59 am

    http://www.chavez.org.ve/
    Voce esteve lá?
    Mesmo não gostando dele, conheça-o.

     
  11. FDA

    agosto 10, 2011 at 9:46 am

    Quando afirmo que esse Jesus é um Jerico…

    Francamente, ao nível mundial, quem se interessa pelas teses catastrofista de Michael Moore senão os comunistas bolchevistas que identificam a comunismo como uma “nova religião”, ou, os milenaristas que vem o “tempo terminou” ou o vai acabar?

    Que seja no dia “5 de agosto de 1981”, ou, no futuro próximo, se o mundo acabou em 81 o que é que estamos fazendo em 2011?

    Alias, não seria esse mesmo Jesus que é convencido que “Jesus era comunista”?

    Esse burriqueiro é tão asno que ele identificou o comunismo a nova “nova religião”, sem mesmo se tocar no paradoxo que ela conduz: não é o comunista se proclama a quem que ouvir que trata-se de uma ideologia ateísta?

    Dá pra notar onde se situa o paradoxo do Burriqueiro…

    Afé Maria… Vai ser asno assim no raio que o parta…

    Vai para o trono ou não vai?

     
    • PINGÂO

      agosto 10, 2011 at 9:59 am

      ????????????????

       
    • surfando na jaca

      agosto 10, 2011 at 11:20 am

      Bons dias aos seres de bem.
      Prezado Fred da careca azul, veja o que vc. foi arrumar com o FDA. Agora é que quero ver vc. se explicar para Jesus. O FDA é um implicante e replicante erudito. Merece respeito.
      Sobre o Michael Moore, não se trata de algo ruim como os conservadores propagandeiam e cuidado para não virarem estação repetidora, com esse papo de comunista. O Michael é um típico liberal democrata ianque. Seus filmes são provocativos e bem norte-americanos, que usa os artifícios das séries enlatadas de televisão e adequados para não cansar a inteligência do americano médio. Não é qualquer um que consegue fazer um documentário que se situe nesse plano intermediário do público e consiga tornar atrativas questões profundas, como o serviço médico público, a especulação do capitalismo, a venda de armas e o envolvimento dos interesses econômicos no Iraque. Só por isso, já se poderia conferir uma certa genialidade ao diretor. E não se pode dizer que seja superficial totalmente. E duvido que alguém me diga outro diretor que consiga ganhar dinheiro com documentários. Olha que sou fã do gênero.

       
      • Jesus era Comunista

        agosto 10, 2011 at 12:02 pm

        Surfistinha, veja bem,.

        A retórica pura, sem fundamento, só é ouvida pelos pobres de espírito.

        Agora que eu vi, depois do post que coloquei acima, parece que FDA se apresenta como homem. Neste balaio de gatos, onde as pessoas se escondem atrás de nicks como vamos saber?

        Bem, já tá ficando meio estranho toda hora você ficar lambendo o saco do cara.

        Amo todos os espécimes deste planeta, fique tranquilo, e ele pelo que vi absorve numa boa.

        É meio matusquela, meio pré-fabricado, talvez, pelos bancos acadêmicos. Não é como eu cuja cultura é feita pelo embate da vida, mas me parece, apesar da inconsistência dos pensamentos e dúvidas sobre tudo, uma vez que em 10 parágrafos 11 são interrogativos, bem nem tanto, pelo menos os do xingamento, são afirmativos, graças! (eu ja estava imaginando ele me perguntando = você não quer ir para a pqp? – aí eu me suicidava), é um gente boa.

        Beijão na testa.

         
  12. JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

    agosto 10, 2011 at 9:13 am

    E se estamos falando do documentarista e cineasta Michael Moore e suas polemicas obras aqui algo que dará muita conversa ardida!
    http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/juiz+proibe+exibicao+de+a+serbian+film+em+todo+o+brasil/n1597127143592.html

     
  13. FDA

    agosto 10, 2011 at 8:57 am

    Caro Jesus Burriqueiro…

    “Bom dia querida”!

    Respeite minha idade… Meus cabelos brancos, por favor né…

    Que vc seja “Dostoiévskiano”, Hitchcockiano ou Pomba-giriano..Vamos guardar uma certa “Tenue” não é mesmo?

    E como diz a expressão francesa: « on n’a pas gardé les cochons ensemble », meu caro…

    Como vc é fútil : “O céu límpido, maravilhoso, azul claro, não o bleu de France, o azul do infinito”..
    O céu que seja no Brasil ou na França é o céu…

    Mas dá pra perceber na sua maneira fútil de perceber as coisas da natureza a falta de profundidade…

    Ou seja, vc é raso……..

     
  14. JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

    agosto 10, 2011 at 7:31 am

    Em certos olhos essas linhas do confrade aí devem causar úlceras e dor infinda!
    KKKKKKKKKKKKKK……….

     
  15. JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

    agosto 10, 2011 at 6:59 am

    Ler e ver o Moore sempre é gostoso.
    Podem dizer o que quiser, mas ele é o cara!

     
  16. FDA

    agosto 10, 2011 at 2:19 am

    Caro Surf e Nuncadantes

    Decalage horaria obriga, hoje li seus comentarios!

    Ai Surf, o Nuncadentes parece que tem tutano….E não é como esse Osso Seco jogado em plena Copacabana que é esse tal Jesus..

    Esta pérola de Nietzsche foi ótima: “Não se deve esperar a caridade cristã, o bom-mocismo. Ao contrário, para eles a verdadeira caridade é mostrar que se pode vencer o senso-comum, tirar um indivíduo de seu comodismo mental é a maior caridade que se possa fazer a qualquer um.”

    Não sou nietzschiano, viu Surf, mas vamos dar a César o que é de César: a grande questão é de saber se a “caridade cristã” não começaria por se mesmo? Se “luta” existe “para vencer o senso-comum”, quem sabe se a grande luta não seria sobre tudo contra o que hà de comum dentro de se mesmo, contra seus “Demônios”?

    Como se tirar pelos cabelos “de seu comodismo mental”, como o Barão de Münchhausen?

    Não é a toa que Lucius Apuleius, se inspirando dos ditos de Diotima no Banquete de Platão diz que Sócrates era como um “daimôn”!

    Mas como tudo que é “daimôm” é dito demoníaco logo tudo tornou-se complementário, insignificante…

    Outra pérola foi a Excelente questão: “Quantos nesse país conhecem a Constituição???????”
    Boa questão. Pois é, se (introduz uma hipótese, viu Jesus burriqueiro) os brasileiros não tiveram tempo de conhecer a nossa CF, serão então constrangido a conhecerem as Constituições dos outros países.

    Na França para ter um documento de residente, o compatriota vai ter que seguir um estagio sobre a Constituição Francesa.. Lei proposta pelo governo de Sarkozy, votada, e, já colocada em aplicação…

    Não votei Sarkozy mais estou pensando seriamente em 2012…..kkkkkk

    Esse blog começou a me interessar………Acorda povão….

     
    • Jesus era Comunista

      agosto 10, 2011 at 7:41 am

      FDA

      Bom dia querida.

      Juro que estava sentindo falta dos seus ??????????????????????????

      Como sou um personagem Dostoiévskiano nem Freud vai explicar tal gosto.

      FDA, acordei hoje lindo e maravilhoso, após passar um frio de lascar esta noite em plenos 5 graus (latitude) abaixo do Equador.

      O céu límpido, maravilhoso, azul claro, não o bleu de France, o azul do infinito.

      Vou me permitir bradar um grito aqui no seu espaço, um grito em função do meu estado inebriante de felicidade, em ver que conseguiste superar o grande embate.

      BOM DIA VIETNÃ

      Ah, já ia esquecendo, beijo na testa

       
  17. BRANCALEONE

    agosto 9, 2011 at 11:08 pm

    Bom, vamos combinar que o micael mure é um cara danadinho de esperto. Ele descobriu que existem no mundo hordas de pessoas deseperadas para que os EUA se f… e retornemos todos aos bons tempos da Velha Albion ou mais modernamente aos domínios do proletariado soviético e estas hordas estão dispostas a pagar por seus livros e assistir seus documentários – mais ou menos o mesmo tipo de gente que compra livros do paulo coelho…
    Ele ataca os EUA de todo o jeito mas continua morando ( e faturando) lá já que não tem peito nem interesse em viver num dos paraísos que ele cita como bons exemplos e opostos ao “american way of life” e pelo mundo afora ( e especialmente no Brasil) os orfãos de Marx saem às janelas para berrarem sua rebeldia sem causa, como se estivessem em pleno ano de 1968, protestando contra alguma coisa que alguem esta protestando, sem saber bem o que ou seja, gente que votaria no Hugo Chávez en o Almedinejade…
    E de novo volta o papinho da decadencia americana!!! Admitam que a decadencia americana é infinitamente superior ao espetáculo do crescimento brasileiro à moda petitsa ou seja, que o Brasil evolua e progrida como os EUA estão decaindo… ( com PAC, DNIT etc. etc.etc.)

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 11:34 pm

      Broncão, seu raciocínio sempre se estrumbica ao achar que o Brasil pode ser os EUA, que isso é fácil e é só começar amanhã mesmo, dando aumento de salário para seus empregados nessas madeireiras devastadoras do meio-ambiente. Sempre esse papinho chato. Poderia também lhe perguntar, se reclamam tanto do Lula, da Dilma, do país, por que vc. não vai viver nos EUA? No Chile, na Colombia? O melhor disso tudo é que o governo popular melhorou fantasticamente o quadro de miséria que ainda apresentamos. O império tem as matrizes das grandes corporações e formam o coração do sistema mundial. Quando cair, vem abaixo tudo de uma vez. Que país pode se dar ao luxo de ter a maior dívida pública do mundo e ainda ter seus títulos avaliados como seguros? Quando isso vier abaixo é que vai ser o akuda, mamãe!

       
    • Proftel

      agosto 10, 2011 at 1:33 am

      Se me desculpem mas…

      PUTA QUE O PARIU!

      Até que enfim o Brancaleone veio prá cá!

      KKKKKKKKKKKKK rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs :-))))))))))))))

      Mais um polaco prá botar idéias na cas!

      Benvindo Josué! Esse espaço é legal!

      Bração aí.

      Proftel.

      🙂

       
    • JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

      agosto 10, 2011 at 7:25 am

      Primeiro:
      m cidadão americano pçode sim desafiar o poder em seu país caso se sinta disposto a isso.
      Ninguém é obrigado a emigrar se não concorda com seus governantes.
      De fato na maioria dos casos o revoltado, injustiçado protesta e se mobiliza do jeito que puder.
      Essa coisa de ame-o ou deixe-o só serve “aquele” tipo de gente que nós sabemos apiou a ditadura, a tortura e o arbitrio!
      “farta-te” argumentos.
      Argumentação nova e convincente seria um bom caminho, não essas velharias e lugares comuns.
      Duvido que alguém desses que brada contra o Moore tenha visto seus documentários .
      Mas precisamente o sobre a saúde dos EUA e a comparação com França e Inglaterra principalmente.
      Pessoas como os jovens que hoje vão as ruas pela europa, Chile Maravilha e Israel “da mesada do Tio Sam” são a força jovem que nosso mundo precisa para promover mudanças.
      Velhotes como eu e tantos já estão com a bunda gelada de tanto ficar sentado esperando algo acontecer!
      Pau neles molecadinha e Viva o Michael Moore e seu dedo na ferida!

       
      • JOSE MARIO HRP SANTISTA FELIZ!

        agosto 10, 2011 at 7:26 am

        Um cidadão ….pode sim

         
  18. Proftel

    agosto 9, 2011 at 10:51 pm

    Surf:

    Sou da geração da década de 60, vi muitas famílias caindo de classe depois da crise do petróleo (inclusive a minha).

    Sim, isso ocorreu aqui no Brasil, bote a mão na testa e lembre daquela conversa quando você falou do seu pai professor universitário…. .

    Foi logo no meio do tempo de vida do Weblog, conversamos sobre isso, não me diga que eu tenho memória de elefante porque não é o caso, nosso papo na época foi marcante pra mim.

    🙂

     
  19. Proftel

    agosto 9, 2011 at 10:38 pm

    É….

    Mataram a galinha dos ovos de ouro (classe média)….

    Já passamos por isso aqui no Brasil também….

    Eles que parem um pouco e vejam nossa trajetória e a da China….

    hehe.

     
    • surfando na jaca

      agosto 9, 2011 at 10:43 pm

      Não passamos, Proftel. Primeiro, a má distribuição de renda impediu sempre que a classe média crescesse. O estado do bem-estar social mal começou a existir e já foi sucateado. Isso aqui sempre foi o capitalismo selvagem e pode virar uma China.

       
      • Proftel

        agosto 9, 2011 at 10:54 pm

        Surf, se virar uma China tá bão passado, meu medo é virar uma Índia ou um Paquistão kkkk.

        :-)))))

         
        • surfando na jaca

          agosto 9, 2011 at 11:03 pm

          Tá bom…depois vc. me conta quando tiver um salário de chinês e tiver que trabalhar feito um jumento de carga. Sobre a classe média o que quis dizer é que isso foi para poucos e assim ainda continua. No caso dos EUA, a classe média é umas vinte vezes maior do que a nossa. Auilo lá está se terceiro-mundializando e ainda vão colocar a culpa na gente. Vão culpar os latinos. KKKKKKKK. E nem adianta dizer que não somos latinos para os ianques.

           
          • Proftel

            agosto 10, 2011 at 1:48 am

            Surf, KKKK, tá certo, amanhã eu acho uma coisa interessante pra te enviar, se bobear dá prá colocar aqui (é imagem – coisa que escaneei).

            🙂

             
            • surfando na jaca

              agosto 10, 2011 at 11:28 am

              Falou, Proftel.

               

Obrigado pelo seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: