RSS

Caluniadores e outros criminosos pela Internet acham que estão seguros, mas na maioria dos casos podem ser pegos facilmente

23 set

Extraído da coluna de Ricardo Setti

Embora o Código Penal seja de 1944, os cybercriminosos podem perfeitamente ser levados à Justiça: o Código tipifica comportamentos, e não meios de prática criminosa
O amigo do blog Reynaldo-BH enviou este Post do Leitor explicando: “Abordo um assunto que me preocupa e muito, como profissional de ambas as áreas: Tecnologia e Direito”. Seu título original é “Da liberdade de expressão na internet”.

O Código Penal Brasileiro é de 1944. E este é o principal argumento utilizado pelos que ainda acreditam estar acima da lei para perpetrar calúnias e ameaças usando a Internet. Afinal sequer havia xerox em 1944. O que dirá a web.

Post do Leitor
Há um erro básico nesta visão. O Código Penal típifica comportamentos e não meios de prática criminosa. Não cita, nos homicídios, qual arma é usada ou de que modo. O que vale é o conceito: “Matar alguém.” Assim, os conceitos elencados pelo legislador de 1944 continuam atuais. E aplicáveis. O conceito de honra é o mesmo. A tipificação de calúnia ou ameaça, idem. Pouco importa o meio utilizado na prática delituosa.

Se em décadas passadas estes crimes aconteciam com cartas apócrifas e depois com telefonemas não identificados, hoje aumentaram exponencialmente com a falsa segurança que a Internet parece oferecer.

Falsa? Sim, bastante falsa.

Infelizmente para 90% dos casos – do uso correto deste novo meio tecnológico de interação social – a web é muito frágil. O que é potencialmente perigoso. Para os outros 10%, que utilizam a rede mundial para cometer crimes tipificados no Código Penal, a regra é a mesma. Se é possível acessar contas bancárias ou documentos sigilosos (e são crimes) o que dizer de conseguir endereço de alguém que necessariamente deixou rastros na web ao cometer crimes na expectativa de nunca ser descoberto?

Anonimato e segurança na rede são conceitos frágeis
É muito simples identificar autores de ameaças e ofensas

Nada mais simples que, através de IP´s, trackers e identificação do hospedeiro, identificar autores de ameaças e ofensas. E isso, vejam bem, agindo somente no terreno da legalidade, sem uso de instrumentos de hackers tão disseminados no mundo virtual. Com estes a tarefa é ainda mais simplificada.

Seria combater um crime com outro? Seria ético usar meios não legais (necessariamente não ilegais!) para combater autores de ameaças e calúnias?

Quem pratica estes crimes incorrem em diversos delitos: calúnia, injúria, ameaça e fraude. Ou seria o caso de combater um mal maior com o uso de outro mal menor? De defesa legítima frente a, por exemplo, ameaças?

É falsa e produto da ignorância técnica a sensação de impunidade que têm os praticantes de ameaças, ofensass ou outros crimes pela internet
A sensação que estes criminosos têm da impunidade é falsa e perigosamente demonstrativa de uma profunda ignorância técnica, só comparável à covardia moral que demonstram possuir.

A Polícia de São Paulo possui uma Delegacia de Crimes Eletrônicos (Polícia Civil – 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos – DIG/DEIC – 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br) que rapidamente chega a estes “ocultos” que se julgam intocáveis.

Através do IP – facilmente identificável – chega-se com precisão ao endereço da torre/antena utilizada quando do envio da mensagem/ameaça/crime. E mais: quem é o operador web, qual o responsável na empresa pelo serviço disponibilizado, qual o organismo nacional que controla aquele operador (empresas de telefonia ou qualquer outro ISP – Internet Service Provider, etc.) que caminho foi usado no envio, etc.

A mesma covardia que anima atentados terroristas alimenta os “oculstos” que se crêem no anonimato seguro. Esta crença é irreal
O mais importante é que QUALQUER operadora sabe quais usuários estavam ativos naquela antena/torre no exato momento do envio. Aqui já com precisão de endereço físico.

Volto a perguntar: não seria o caso de legítima defesa a utilização de meios não inteiramente lícitos para impedir um mal maior? Qual seja a ameaça até à minha integridade física? Ou à minha honra? Quem poderia acusar-me de ser invasivo ou um cracker se utilizo conhecimentos não para praticar um crime, mas sim para impedir a continuidade de crimes cometidos contra mim?

Para além da questão legal coloca-se uma questão ética. É disto que vive o Estado de Direito. A mesma covardia que anima atentados terroristas alimenta os “ocultos” que se creem no anonimato seguro. Em ambos os casos, a crença é irreal.

Não se pode usar o anonimato na web para praticar crimes

Quem usa apelidos e mails fakes (e que mesmo assim são facilmente identificados) tem medo. Medo das próprias ideias. Medo do argumento contrário. Medo de desagradar poderosos. E vergonha de si mesmo. Nisto estão certos.

A ninguém, na web, é exigido que se identifique. É opção pessoal. Mas a todos e proibido usar este anonimato para praticar crimes. É obrigação coletiva.

Colunistas, jornalistas, blogueiros e mesmo simples usuários que se manifestam em assuntos assumindo nomes reais são as vítimas preferidas destes covardes nem tão anônimos.

Os covardes não tão anônimos são adultos infantilizados

E não são crianças ou adolescentes. Na totalidade são adultos com comportamentos imorais e infantilizados. Que sentem prazer no cometimento da covardia. Podem arcar com as consequências jurídicas. Com a divulgação de seus nomes e endereços. Com penas e multas. Com interdição de uso de qualquer meio de acesso a Internet.

O jornalista Geneton Moraes Neto foi caluniado pelo Twitter e resolveu não se calar. Facilmente descobriu-se o autor da calúnia. E foi processado e condenado sumariamente. (Leia o texto Um caso “exemplar”: quem disse que Internet é Terra de Ninguém? Quem disse que internautas podem publicar agressões gratuitas ? A Justiça diz que não!).

Não está longe o dia em que todos serão obrigados a acionar departamentos jurídicos de empresas ou oferecer denúncias em delegacias especializadas.

A mesma polícia que tem o Sistema Guardião, que faz triangulação de ERB´s (Estação Rádio Base de telefonia celular) já possui TODOS os mecanismos para chegar em horas a estes covardes que se acreditam anônimos, estejam onde estiverem.

O chamado Sistema Guardião, da Polícia Civil de São Paulo, possui mecanismos de identificar e chegar a cybercriminosos em questão de horas
É pena. Um espaço democrático e de convivência, que permite o contraditório e o debate de ideias, pode vir a ser um terreno vigiado. Em nome da autopreservação.

A ignorância aliada à covardia, tendo como pano de fundo a própria vergonha de assumir posições pessoais, faz com que alguns imaginem ser a Internet terra de ninguém (apud Geneton Moraes Neto) ou território protegido.

Só a ignorância pode acreditar nisto. E por isso, eles acreditam.

Por quanto tempo?

 

Fonte:

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/caluniadores-e-outros-criminosos-pela-internet-acham-que-estao-seguros-mas-na-maioria-dos-casos-podem-ser-pegos-facilmente/

 
51 Comentários

Publicado por em setembro 23, 2011 em Uncategorized

 

51 Respostas para “Caluniadores e outros criminosos pela Internet acham que estão seguros, mas na maioria dos casos podem ser pegos facilmente

  1. surfando na jaca

    setembro 24, 2011 at 1:37 am

    Será que li os comentários de cima para baixo? Ou de baixo para cima? Caraco, num tendi nada. Numa hora parece que estava entrando no mundo dos teletubbies e aí fui progedindo no papo, e só deu ela na passarela. Mas parecia um reconciliação entre os teletubbies. Mas de repente, não mais do que de repente, fez-se tempestade do que era um solzinho morno de outono. E o tempo fechou para o Proftel, sei la o porquê… Caraco, peguei minhas jacas de volta e fui olhar o Rock in Rio na tv. Putz, não sei o que foi mais contraditório. Encontro de rock que só tocou pop music, a aids da música contemporânea segundo o maestro tropicalista Medaglia. Vim espiar novamente o site para ver se estava fazendo confusão. Que nada, rolou maior barraco no final e nem sei o motivo. Deixem a socó em paz! Ela tem mania disso e de dizer fui com fundo musical do Edu Lobo. Falar em fui para não voltar, o seu Francisco FDA deu mesmo uma banana para todos nós. Mas com a crise da Grécia, deve ter voltado a lecionar no UVA, no Siri Cozido ou coisa semelhante. Merece, para deixar de ser metido a besta esse descendente dos que comeram o bispo Sardinha. Popperiano de uma figa!
    Uma boa noite, caramujada!

     
    • Proftel

      setembro 24, 2011 at 2:07 am

      Surf:

      Tem nada de complicado não, leia debaixo pra cima aliás, leia o e-mail.

      Foi uma desfeita, soltei um “tijolo (escrito e falado)” para explicar.

      De minha parte a vida continua.

      🙂

       
  2. Proftel

    setembro 24, 2011 at 1:03 am

    Patriarca da Paciência:

    Essa é prá matar a saudade daqui de Goiás:

    🙂

     
  3. Proftel

    setembro 24, 2011 at 12:42 am

    HRP & Surf:

    Dou minha mão a palmatória.

    Juro prá vocês que tentei criar um lugar aconchegante prá “Só Quero Vê No que Vai Dá!” mas, ficou difícil depois que ela cuspiu no prato.

    De minha parte o papo com a moça acabou.

    Se sugerir post a gente coloca, se falar merda liberaremos como de praxe mas, pra mim já era como Confreira.

    Vocês me conhecem, quando estou em Anápolis procuro digitar como se fala por aqui, quando estou em São Vicente-SP também, gosto de expressões regionais até em Salvador-BA se não fosse polaco não reconheceriam meu sotaque depois de uma semana.

    Juro prôceis que fiquei indignado com esse comentário:

    “só quero vê no que vai dá!
    setembro 23, 2011 at 11:29 pm
    Proftel, – me -sispricá-, me – sisprico-, mas intendê. alguém intendi???
    Bração aí!!! 😛 ”

    Não estamos no Fiuza, aqui não é o Facebook ou Orkut.

    Até no Messenger uma colocação dessa seria melhor esclarecida, nem de brincadeira se faz um comentário assim com Confrade, é golpe baixo, coisa rasteira.

    Realçar erros no português ou pontuação nem pensar, aqui tratamos idéias.

    Quando se escreve em blog se usa o cérebro e como extenção o teclado, volta e meia há ruído entre um e outro até a página visualizada; Bons comentaristas/leitores relevam, assimilam “na volta” ao cérebro a informação quando lêem.

    Expressões assimiladas:

    “A língua portuguesa ganhou novos verbos, como ‘tuitar’ e ‘blogar’, além de substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blu-ray disc’ e ‘blu-ray player’. Mesmo sendo de grande repercussão há uma parcela da sociedade que desconhece esses termos, que agora tem definição oficial na 5ª edição do dicionário Aurélio. A nova versão tem mais de 3 mil palavras contemporâneas, expressões usadas na internet e de outras línguas, como bullying, ecobag, fotolog, nerd, petit gâteau, pop-up, sex shop e test drive. A elaboração da nova edição levou seis anos para ficar pronta. O objetivo é abrigar as palavras, significados e expressões que refletem a nossa época e eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia. As palavras que passaram a fazer parte do Aurélio têm origens em diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética.”

    Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/09/22/nova-edicao-do-dicionario-aurelio-tem-palavras-como-tuitar-ricardao-921048312.asp

    “Só Quero”, com todo respeito, daqui pra frente, se vire.

    :-/

     
    • Proftel

      setembro 24, 2011 at 12:46 am

      HRP:

      Se você me perguntar assim: “-Bicho, cê tá puto?”

      Lhe responderei: “Sim, tô puto da vida!”

      É ou não é assim que a gente fala na Baixada?

      kkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs :- ))))))))))))))))))))))))))))))))))

       
    • surfando na jaca

      setembro 24, 2011 at 1:59 am

      Proftel, esse seu extenção ficou feio p’ra danar! Puxa, uma brincadeirinha te tirou do sério, heim? Suspende essa skór!

       
    • Patriarca da Paciência

      setembro 24, 2011 at 7:10 am

      Calma aí, Proftel,

      acho que a só quero só está querendo entrar no clima. Se enturmar sem se entubar, como maldou o Surf.

      Paciência aí, meu caro, paciência.

      Gostei das bandas goianas. A “Como cê pode bondonar eu” também é porreta.

      Surf,

      Então quer dizer que o FDA é o Papai Doria?

      Pensando bem, tem tudo a ver, apesar que o dito cujo não saiu com nenhuma daquelas famosas ” sou descendente do ex-presidente tal ou do barão tal etc.

       
  4. Patriarca da Paciência

    setembro 23, 2011 at 9:41 pm

    Se há possibilidade alguém ser processado por crimes na internet?

    Sim, creio que há.

    O problema é a viabilização do processo!

    Teria que ser contratado um advogado de reconhecidos méritos, logo, um advogado caríssimo.

    Provas técnicas envolvendo internet são muito difíceis de conseguir, exigindo profissionais muto bons, logo, caríssimos também.

    Punição mesmo só para crimes barra pesada, tipo pedófilos etc.

    O processo tenderia a rolar por anos e anos.

    A punição seria tipo monetária ou cestas básicas.

    Minha cara só quero, eu só aconselharia alguém a abrir um processo com base em comentários de internet em casos muito graves mesmo.

     
    • só quero vê no que vai dá!

      setembro 23, 2011 at 9:51 pm

      Patriarca, se fosse com vc… 01 ano sendo chamada de estelionatária, sem terem uma prova sequer, e eu todas que não sou, vc aguentaria???

      Tá, tá, tá…. lá vem mais um MULHER CHATA!!!!… e não tô me fazendo de -coitadinha- não!!! Só que TORREI O SACOI!!!

      QUERIA VER UM DE VCS, MACHÕES, AGUENTAREM O QUE AGUENTO!!!

      Deixa uma meleca destas tipo GENI grudar no teu calcanhar. prá ver….

       
      • Patriarca da Paciência

        setembro 23, 2011 at 10:15 pm

        Minha cara só quero,

        eu, particularmente, não gosto daquela baixaria extrema do Fiuza.

        Não sei se você percebeu, eu andei fazendo alguns comentários por lá, no post da Amy.

        Eu contradizia tudo que o Fiuza falou, aí um tal de Aécio começou a me xingar de tudo que é nome e eu simplesmente respondia esportivamente para ele.

        Mas depois meus comentários não passaram mais. Eram todos barrados.

        Daí deixei de comentar no Fiuza. Não me adapto mesmo naquela baixaria total.

        Mas me ofender por xingamentos? Nem mesmo!

        Como dizia Sócrates, “uma pessoa só é ofendida se consentir em ser ofendida”.

         
        • só quero vê no que vai dá!

          setembro 23, 2011 at 10:37 pm

          Patriarca querido (já engoli aquela do -só quero dar(aquilo??), hein???? rsrrsrsrs…

          Agora, sério, -num intindi-, Aécio é de esquerda, como vc… Não teria como te replicar…. Ou foi algum -direitoba- ou o tal do Aécio tava na falta do Lexotan…. rsrsrrs

          Mas, te juro, lá é arena sangrenta mesmo e o Fiuza libera tudo… (salvo os já falados erros gramaticais que o filtro bloqueia); erros nossos tentando falar o certo (portuguêsmente falando….)

          Tbém não concordo com aquela baixaria, mas, INFELIZMENTE, meu sangue farroupilha não consegue ficar quieto, e termino me envolvendo…. Mas, tenha certeza, não é nenhum bloqueio não… Vc, lá, sempre será bem recebido!!!

          Em tempo: NÃO SOU O FIUZA!!! Alguns, em porrres homéricos, chegaram a cogitar tal hipótese….
          Abs.

           
          • Patriarca da Paciência

            setembro 23, 2011 at 10:47 pm

            Só quero,

            Pois é, o negócio lá é tão esquesito que o Surf teve que explicar para o Aécio que eu também era de esquerda.

            Eu falei que a Amy foi boa cantora, mas triste exemplo de mulher. Aí o cara me endereçou um monte de xingamentos.

            Só quero,

            já insinuaram que eu sou o Lula, o José Dirceu, o Pax e até o Surf.

            Eu “se divirto” com essas trapalhadas!

            E o Fiuza me bloqueou mesmo! Não tenho a menor dúvida!

             
            • só quero vê no que vai dá!

              setembro 23, 2011 at 11:05 pm

              Porra, Patriarca… o troço foi mal interpretado mesmo… (E tendo que ter a defesa do Surf….xiiiiiiiiiii….Merd@!!!) hehehehehehhe

              Brincadeirinha….

              Concordo contigo quanto à Amy: EXCELENTE CANTORA!!!! Triste exemplo como SER HUMANO!!

              Nada a ser seguido…Mas, mesmo assim, que nos sirva de alerta…. Todo sinal, é um sinal prá, no mínimo, nos fazer parar e refletir….

              Hahahahahahahahahahaha…. eu ser o FIUZA, tudo bem…. Vc. ser o LULA , JOSÉ DIRCEU?????

              Jamé!!!!

              Lula não tem tua inteligência… J.Desceu não tem tua humildade…
              O Pax não conheço… Surf , prefiro -não comentar-!!! rsrsrsrrsrsr

               
              • Patriarca da Paciência

                setembro 23, 2011 at 11:14 pm

                Discordo de você nisso, minha cara só quero,

                o Lula é bem mais inteligente que eu, muito mais inteligente mesmo!

                O Lula é o maior político já aparecido em terras brasileiras!

                 
                • só quero vê no que vai dá!

                  setembro 23, 2011 at 11:39 pm

                  Me perdoe, Patriarca querido….

                  Lulla só me lembra Houdini… Um dia a mágica não vai funcionar….

                  Mas, se Deus quiser, teremos tempo prá ver o fim desta hisrtória… Bjos!!! (Todos bem comportados, hei???) rrsrsrsrsrsr Boa noite!!!

                  Nina

                   
                  • Patriarca da Paciência

                    setembro 24, 2011 at 12:01 am

                    Boa noite, só quero,

                    eu também já estou me sentindo sonolento.

                    No primeiro dia de Primavera, finalmente, o frio já não é tanto, apesar de ainda ter um friozinho por aqui, Santa Catarina.

                    Aí pelo Rio Grande ainda deve estar bastante frio.

                    Até mais ver, gente.

                     
                  • só quero vê no que vai dá!

                    setembro 24, 2011 at 12:02 am

                    Outro detalhe, Patriarca..

                    Lulla não sabe escrever… Annalfa admitido!!! Faz disso como se fosse diploma (não aquelas bostas de honoris causa sem causa nenhuma que ele recebe…) não me venha com isso… minha rinite entra em tilt!!! rsrsrsrrrsrs

                    Se vc, amanhã, vier me defender o Mollusco, teu di-pro-ma tá garantido…..(o seu, ainda defendo,(vc merece minha admiração) o dele…, JAMAIS!!!!)

                    Ainda ti amo… Patriarca, mas afinal, como tudo aqui é permitido…

                     
    • Proftel

      setembro 23, 2011 at 10:00 pm

      Patriarca da Paciência:

      Concordo contigo.

      “PrintScreen” não faz prova cabal de delito físico ou financeiro.

      No máximo moral mas, daí a alegação do réu será a de: “entrou porque quiz”, “leu e ficou remoendo porque apresenta outros problemas psicológicos” e por aí vai… .

      Se houve dano financeiro aí a coisa é diferente, se houver dano físico também.

      Dificilmente se provará que um comentário inserido num Post é relevante para a pessoa se matar ou fazer merda.

      Vem na Rede quem tem acesso e quer, se não gosta do que ouviu que se mande ou, mande o outro a merda, chumbo trocado não dói.

      kkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs :-))))))))))))))))))))))

       
      • só quero vê no que vai dá!

        setembro 23, 2011 at 10:14 pm

        Valeu a recomendação, Proftel!! Daqui por diante vcs me verão bem menos -educada- se a tal Geni aparecer….

        GENI, de antemão, Vai Prá Puta Que Te Pariu…..

        Não sei nem se ela (tua mãe) teve coragem de te criar…. hehehehehehe

        Sorry amigos… meu lado totalmente -mázinha- e sem nenhum escrúpulo vai aflorar agora. Hehehehehe, quem sabe se eu deixar de ser -coitadinha(???)- possa ser mais respeitada…

        Jesus… bjs à parte!!!

         
        • Patriarca da Paciência

          setembro 23, 2011 at 10:20 pm

          Só quero,

          teve um psicólogo que andou espalhando por aí que uma pessoa só é realmente “saudável” quando tem coragem de rebater uma ofensa com um sonoro, ” Ora, vai tomar no cu!”

           
          • só quero vê no que vai dá!

            setembro 23, 2011 at 10:44 pm

            Hahahahahahaha…. agora vc me ganhou….

            Jura que posso responder assim qdo me sentir ofendida???? hahahahahahahhaha…..

            Tô curada, tô curada, tô curada…. 😛 😛 😛

             
            • Proftel

              setembro 23, 2011 at 11:00 pm

              Só Quero Vê No que Vai Dá:

              AQUI PODE!

              Faz parte da “filosofia” do nosso espaço.

              Liberdade na Rede, nenhum comentário bloqueado, post sugerido é Post inserido.

              Até onde der, a gente leva a bagaça funfando.

              🙂

               
              • Patriarca da Paciência

                setembro 23, 2011 at 11:07 pm

                “leva a bagaça funfando.”

                Muito boa, Proftel, muito boa mesmo!

                Eu não sou goiano, mas tenho boas lembranças dos dois anos que passei em Anápolis.

                 
                • Proftel

                  setembro 23, 2011 at 11:37 pm

                  Patriarca da Paciência:

                  O “levar a bagaça” é de Goiás (vem de “carregar coisas pesadas”, “levar cana moída nas costas” – trabalho pesado)

                  O “funfando” é de Santos-SP (vem de “funcionar”, “deixar funcionando” ou “fazer sexo” – assim como “o cara tava “funfando” com ela no motel).

                  Só juntei as coisas numa frase só kkkk.

                  🙂

                   
                  • Patriarca da Paciência

                    setembro 24, 2011 at 12:03 am

                    É Proftel,

                    eu achei esse negócio de “levar a bagaça” com cara de goiano.

                    Deu uma boa mistura!

                    Até mais ver, caro Proftel!

                    Vou dormir!

                     
                    • Proftel

                      setembro 24, 2011 at 12:15 am

                      Bração aí Patriarca.

                      🙂

                       
  5. Proftel

    setembro 23, 2011 at 9:28 pm

    Cêis tão brincando né?

    Ninguém aqui dá valor à “produção nacional”?:

    hehe.

    Há outra, só não coloco nesse mesmo comentário prá não ter que me “desbloquear” lá no WordPress kkkk.

     
  6. Jesus era Comunista

    setembro 23, 2011 at 9:15 pm

    Demi Moore

     
    • Proftel

      setembro 23, 2011 at 9:54 pm

      Fred:

      🙂

       
  7. Jesus era Comunista

    setembro 23, 2011 at 9:06 pm

    HRP

    Muito sem sal – prefiro Denni Moore

    http://virgula.uol.com.br/ver/album/famosos/2010/09/27/13140-demi-moore-nua-aos-19-anos

    Mas não com 19 anos, melhor com 40.

     
  8. Jose Mario HRP

    setembro 23, 2011 at 7:59 pm

    Momento Macho, aos velhinhos que adoram essa maravilhosa natureza, sem desrespeitar as respectivas:
    Porque jamais a beleza será esquecida!

    Matéria publicada na Folha de São Paulo, 17 de setembro de 2011.

    Querida Scarlett

    ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR

    A primeira foto mostra suas formas amplas, assertivas, de voluptuosidade renascentista, digna de Botticelli

    Ah, Scarlett, mulher sinestesia, seu nome tem o som da cor dos seus lábios: Scarlett, scarlet, escarlate.

    Scarlett, mais que mulher, você é um colosso transcontinental. Nesta semana, por causa de míseras duas fotos, dominou o planeta, parou a internet. Seriam imagens suas nua, feitas por você mesma, roubadas, sabe-se lá como, de um celular.

    Quando escrevo, não se sabe se as fotografias são reais. Mas entendo o furor que provocaram: elas entregam, de fato, o que você promete.

    Sei que você já viu as imagens, verdadeiras ou não, mas deixe que eu as descreva para quem chegou agora.

    Uma delas, tirada em frente a um espelho, a mostra por trás, nua, suas formas amplas, assertivas, de voluptuosidade renascentista, digna de Botticelli, perfeição inatingível.

    A segunda é ainda mais provocante: deitada, fotografando a si própria com o seio direito à mostra, a baixa definição da câmera contribuindo para uma espécie de efeito “flou”, lábios de negra sobre a pele branca, delicada como papel de arroz.

    Ah, Scarlett, por que você provoca tanta sensação? Você tem só 1,62 m, voz levemente esganiçada. Andou meio gorducha e triste na mão do Sean Penn, mas foi só aparecer seca e sarada numa festa para provocar uma onda planetária de protestos masculinos. Fuja da academia, Scarlett. Nós amamos seus excessos. Você tem só 26 anos, uma vida inteira para se cuidar.

    Por causa de você, Scarlett, dessa sua mistura de sangue polaco e dinamarquês (e a boca, de onde veio?), assisti ao medonho “Homem de Ferro 2” duas vezes, só para te ver de Viúva Negra. Por sua culpa, estou a ponto de quebrar um jejum autoimposto de Woody Allen, que não me desce, e finalmente encarar “Vicky Cristina Barcelona”.

    E foi por sua causa, em um longo e tedioso voo diurno, na semana passada, que vi pela ducentésima vez “Lost in Translation”, que me recuso a chamar pelo título brasileiro, ridículo, “Encontros e Desencontros”.

    Ah, Scarlett, todo homem com mais de 40 anos e algum sangue correndo nas veias se identifica com Bob Harris, o personagem de Bill Murray, ator americano ultrapassado, que viaja ao Japão, onde ainda é ídolo, para faturar algum em um comercial de uísque.

    E que, no bar do hotel, transtornado pelo fuso horário e pelo tédio, encontra você, na pele de Charlotte, recém-formada em filosofia, sem rumo, escanteada pelo marido, fotógrafo indie-yuppie assexuado, que só tem tempo para si próprio e para as bandas furrecas com as quais trabalha.

    Enquanto escrevo, Scarlett, ouço no YouTube você desafinar no palco com o Jesus and Mary Chain no festival Coachella de 2007. Impossivelmente linda, à esquerda do vocalista Jim Reid. Microvestido floral de verão, chapeuzinho para proteger do sol inclemente do deserto e todo o charme do mundo.

    Você não precisava fazer quase nada, só dizer “honey” ao finalzinho do refrão. Mas, desculpe, não ficou muito legal. Seu timbre não combinou com a música. Mas quem se importa? A beleza da canção é maior do que os detalhes técnicos. De novo, deixe explicar aos recém-chegados: a canção era “Just Like Honey”.

    A mesma música da cena final, a melhor de “Lost in Translation”, na qual o tiozinho Bob Harris, um tiozinho como eu, devastado por perder Charlotte, ruma de táxi ao aeroporto, vasculhando cada centímetro da Tóquio que está deixando para trás.

    De repente, avista uma loirinha como você, de costas, casaco preto, sapatos vermelhos de salto baixo.
    Manda parar o carro, desce, vence a multidão de uma rua estreita da megacidade. Chama a jovem. Ela se vira e, contra toda a probabilidade, entre tanta gente, é mesmo Charlotte.

    Eles se beijam pela primeira vez, mais carinho que erotismo.

    Bob sussurra algo para Charlotte. Os dois se despedem, agora para sempre. Começa a tocar “Just Like Honey” e a cena fica ainda mais bonita.

    Bob volta ao carro. Ofegante, um pouco fora de prumo, mas aliviado. E Charlotte (você, Scarlett) segue em sua caminhada. Quase ao sair de quadro, esboça um sorriso. Feliz, confiante, esperança pura, Tóquio a seus pés.

    Ainda novato por aqui, comecei a coluna achando que não conseguiria escrever 740 palavras sobre você, Scarlett Johansson. Acabou faltando espaço. Ah, Scarlett.

     
    • Proftel

      setembro 23, 2011 at 8:19 pm

      HRP:

      Estou velho, prefiro a Katie Scarlett O’Hara Hamilton Kennedy Butler.

      Tinha mais roupa, desenvolvia a imaginação.

      Por isso que há tanto Alzheimer, o pessoal já pega a muierada desnuda na Rede, os neurônios enferrujam.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs 🙂 : – ))))))))))))))))))))))))))))))

       
      • Jose Mario HRP

        setembro 23, 2011 at 8:21 pm

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK……SENSACIONAL!
        SE LA VIE!

         
        • Proftel

          setembro 23, 2011 at 8:52 pm

          KKKKKKKKKKKK

          :-))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

           
    • Jesus era Comunista

      setembro 23, 2011 at 9:03 pm

      HRP

      Muito sem sal – prefiro Dennie Moore

      http://virgula.uol.com.br/ver/album/famosos/2010/09/27/13140-demi-moore-nua-aos-19-anos

      Mas não com 19 anos, melhor com 40.

       
      • José Mario HRP

        setembro 24, 2011 at 9:26 am

        dá impressão de pedofilia…….KKKKKKK.

         
  9. Proftel

    setembro 23, 2011 at 7:23 pm

    Quanto ao Post sugerido pela “Só Quero Ver No que Vai Dá”:

    Há como criar um “computador virtual” numa Pendrive.

    Você baixa um Ubunto (que é Sistema Operacional Linux) e mais dois programas (um de gerenciamento de Rede e outro de gerenciamento de Boot (inicialização de sistema)).

    Com isso instalado numa pendrive, você chega em qualquer computador ligado a uma rede que não seja corporativa (intranet), insere a pendrive com o computador desligado, configura o Setup da máquina para dar boot pela porta USB, reinicia a máquina e pronto, você terá seu computador virtual rodando com tudo que você criou. Não deixa rastros “de máquina”, podem crer, só de IP e Mac.

    Um troço similar foi criado na URSS uns quase vinte anos (não sei direito, estou “calculando”) atrás, um Sistema Operacional inteiro que cabia num disquete de 3/5″, o nome do bicho é “Kolibri”.

    A maioria das Redes são mau configuradas, até mesmo numa intranet em alguns casos se pode utilizar o Ultratreach (se não houver um gerenciador Squidd monitorando) ou ainda abrir um “tunel” através de algum site

    Há várias formas d’um cara utilizar a Rede sem ser notado, é preciso equipamento, conhecimento e programas específicos por exemplo:

    Numa situação de pânico, o cara contando com um notebook com placa de rede Wireless com boa recepão, pode encostar o carro perto d’um hotel (mesmo se estiver a pé ou viajando de buzum dá prá fazer), tentar acessar a rede wireless, aeroportos e algumas rodoviárias também disponibilizam.

    O segredo da coisa é esconder o endereço “mac” da placa de rede ou, com outro programa, mudar o firmware (consequentemente o número) do “mac” que é como CPF ou digital, não existem dois.

    Nunca acessar numa seqüência de três cidades, nunca utilizar o mesmo nome onde ficar, mostrará a rota que você está seguindo é outro procedimento básico assim como não contatar amigos virtuais ou acessar sites estranhos à região (pode parecer coisa absurda mas não é, se você está no Acre e acessa por exemplo um site da China sua conexão passa por vários servidores, pode crer que em algum lugar te pegam – tenha sempre em mãos uma conta fantasma de e-mail pra conversar com outros “fantasmas” de sua confiança claro – que tenham o mesmo conhecimento e tecnologias que você possui).

    No fundo, o IP não é o segredo, o lance é esconder o Mac e a “rota”.

    Há mais pra falar sobre isso, deixo vocês com uma música (pra mim se navega hoje do mesmo jeito d’antanho):

    🙂

     
  10. Jose Mario HRP

    setembro 23, 2011 at 7:22 pm

    q3Eu sou pela internet livre, mas essa coisa chata de choradeira , sei lá….parece a patota do PAX, vou expor minha genitália!

     
  11. Jose Mario HRP

    setembro 23, 2011 at 7:18 pm

    Voce é muito chata !
    Para com isso!
    Voces me desculpem, mas a choradeira é chato pacas!
    Dá um tempo cara!
    Só fala disso o tempo todo!
    Caso eu esteja sendo problema, me cancelem….mas ….

     
    • Proftel

      setembro 23, 2011 at 7:41 pm

      HRP:

      Te juro, não entendi nada.

      Se você sugerir outro Post a gente coloca de boa, faz parte da “filosofia” do pedaço, desde o começo deixamos isso bem claro.

      O espaço é aberto, coloque assim:

      Sugestão de Post…….. ou envie por e-mail (o meu você tem aí).

      Se o Fred ou eu estivermos disponíveis, é na hora.

      Esse post da “Só Quero”, ela colocou aí embaixo às 14:48h de hoje (23/09/2011), eu estava no serviço e não vi.

      Quando cheguei em casa entrei no Messenger e o Fred entrou logo em seguida, conversamos pra ver quem montaria o Post, como não havia a fonte e eu já estava no adiantado do Google “caçando” pelo título, falei prô Fred assim: deixa que eu Posto, já estou com tudo na mão.

      E assim foi.

      Eu e o Fred passamos de pedra a vidraça, você não imagina como é (nem o tanto que já gastamos com celular – ele em Natal eu aqui em Anápolis) pra “tocar” a bagaça.

      HRP, outra coisa, te juro que estou satisfeito pacas com a nossa iniciativa, se continuar com essa turma batendo papo, dá gosto levar pra frente.

      Bração aí.

      Alexandre.

      🙂

       
      • só quero vê no que vai dá!

        setembro 23, 2011 at 9:27 pm

        Proftel..simples assim…
        Como é que tu não entendes??? rsrsrsrsrs
        Eles podem acusar; eu não posso me defender… Viro uma chata de galocha!!!!

        Qdo vc diz que vc e o Fred passaram de vidro a vidraça, entendo muito bem…. Virei -vidraça- constante… Mas daí. se reclamo, sou chorona, chata, etc, etc, etc..

        Afff!!!

        Nina Rosa

         
        • só quero vê no que vai dá!

          setembro 23, 2011 at 9:39 pm

          Digo, de pedra a vidraça… sorry!! 😛

           
          • Proftel

            setembro 23, 2011 at 10:54 pm

            Só Quero Vê No que Vai Dá!:

            Você é uma pessoa que até confundi com outra, troquei e-mail com chegado, o que houve não vem ao caso mas, reitero: te considero, é Confreira, não está naquela fase da Memento e da Tia grudadas no Facebook procurando parentes e/ou conhecidos com “QI de ostra” expressando sentimentos em três linhas.

            Guentará o tranco.

            Comentar em blog é um vício saudável, revigora a mente e carrega uma gama de informações que em nenhum outro meio se obtém (mesmo que você esteja na ABIN lendo “clips”) kkkkkk aliás, eles devem ler “Blogs” pra se atualizar.

            O único e seu maior problema a meu ver é frequentar por longos meses um “brog” da “Grobo” que se lhe tolheu tempo e discernimento.

            Neste pedaço você pode gastar longas horas pensando numa resposta adequada, assim que postar ela será imediatamente visível (isso faz uma puta diferença vai por mim, tira da cachola aquela frustração de ter escrito no Word e não ver na Rede o resultado).

            Até pode demorar alguém lhe responder visto que por aqui todos são dignos trabalhadores, de vez em quando nem haverá resposta visto que o Post primeiro sempre estará em pauta (daí você copie aquele seu texto e coloque no cabeçalho no primeiro Post para que seu interlocutor releia e se digne responder).

            Se resolver conversar em particular com o Compadre Brancaleone, o procure em Posts bem abaixo do sétimo ou oitavo de madrugada, ele resolve se esconder por lá tomando um “Guspe de Çatanáis” (que é uma cachaça especial lá de Tunas no Paraná) – geralmente ele aparece depois das duas da manhã, fica até mais ou menos às quatro ou cinco, conforme o dia da semana. Eu, outros Confrades e Confreiras que moravam num outro fuso horário já o encontramos várias vezes na época do Weblog “perdido” por aí nesse esquema, sempre rolou um bom papo.

            Se encontrar o Surf depois da uma da manhã cuidado! Pode ter brigado com a Memento e daí você se lasca (como já se lascou) kkkk.

            No fundo é o seguinte: Aqui se fala aqui e aqui a gente “sisprica”, como bem alcunhou o Bitt, isso é uma Confraria.

            Bração aí.

            🙂

             
            • só quero vê no que vai dá!

              setembro 23, 2011 at 11:29 pm

              Proftel, – me -sispricá-, me – sisprico-, mas intendê. alguém intendi???

              Bração aí!!! 😛

               
              • Proftel

                setembro 23, 2011 at 11:51 pm

                Só Quero Vê No que Vai Dá!:

                Melhor deixar você nas esporas do Surf, burro chucro sem passado não tem jeito.

                Se me desculpe, eu tentei.

                🙂

                 
  12. Jesus era Comunista

    setembro 23, 2011 at 6:01 pm

    Eu fico meio estarrecido com a falta de fair play nossa. Me incluo aqui também.

    É tão fácil dizer que os caras lá na Palestina poderiam viver em PAZ com os judeus, depois de uma pendenga de dezenas de anos, e nós aqui em 3 ou 4 dias já estamos querendo chupar a carótida dos outros.

    É não?

     
  13. surfando na jaca

    setembro 23, 2011 at 5:53 pm

    Caluniadores de todo o mundo, uni-vos conta a tirania do coitadismo e do fiscal de zona virtual! Todo poder aos soviets dos anônimos e proletários virtuais!

     
    • Jesus era Comunista

      setembro 23, 2011 at 6:03 pm

      Surf

      Esperava mais de você lá no outro Post 🙂

       
      • Proftel

        setembro 23, 2011 at 6:36 pm

        Fred:

        Pelo jeito tanto o Surf quanto eu têm patroas que lêem o que a gente escreve, provavelmente ele com Wisk e eu com “Skór” na cachola falaría-mos coisas além da compreensão virtual feminina agregada.

        Nessas melhor mesmo é se abster de certos assuntos kkkkk.

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs 🙂 : – ) )))))))))))))))))))))))

         
    • Proftel

      setembro 23, 2011 at 6:44 pm

      Surf:

      Ficar em cima do muro não é fácil, contemporizar também não é fácil.

      De vez em quando dá vontade de meter os ferros e as esporas, por vezes por deslizes de comunicação se me equivoco tomando atitudes drásticas.

      Mudando “de fio prá pavio”, dê uma olhada nisso:

      “Por acaso o surgimento dessa frente interna que nasceu com os jovens israelenses, os indignados, pode modificar o peso da balança política ou esse foi somente um fenômeno passageiro?

      Creio que isso será absolutamente insignificante, não transcendental e em nada mudará o panorama político porque as eleições são dentro de dois anos e a memória do israelense médio é demasiado curta. Essas pessoas foram demasiadamente pacíficas para que o governo as levasse a sério. Aqui não houve piqueteros e não se queimou sequer um pneu ao longo de dois meses. Diante de manifestações dessa índole, fica muito fácil para o governo manipulá-las e deixá-las passar. Rapidamente ocorre algum arranjo cosmético, mas em regra geral não vejo que os indignados deixem uma marca na sociedade israelense.”

      Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18547

      Ah, e-mail.

      🙂

       

Obrigado pelo seu comentário

 
