RSS

A agonia de Berlusconi: CELSO MING

09 nov
O Estado de S.Paulo – 09/11/2011
Sabe-se lá quanto tempo durará a agonia de Silvio Berlusconi à frente do governo da Itália. Nesta terça-feira, depois de perder maioria no Congresso, admitiu que voltaria para casa depois que fosse aprovado seu programa de ajuste.

Embora mais baixa em relação ao PIB do que a dívida grega, a dívida da Itália é uma enormidade (1,9 trilhão de euros). Em 12 meses, vencerão 300 bilhões de euros, o que obrigará o Tesouro italiano a recorrer a refinanciamentos para rolar o principal mais os juros.

Nesta terça, o prêmio de risco da Itália, ou seja, o adicional cobrado pelos investidores para ficar com seus títulos, saltou para o recorde de 4,95% (acima do que os investidores aceitam para rolar títulos da Alemanha). Em termos absolutos, os juros cobrados para o lançamento dos títulos da Itália saltaram para 6,73% ao ano, cada vez mais próximos dos 7% – nível considerado ponto de não retorno, a partir do qual a dívida fica insustentável.

Mas a questão deixou de ser técnica. Tornou-se eminentemente política. Berlusconi, o cavaleiro de nervos de Teflon, é reconhecido por sua enorme competência em não se deixar trair pelas pressões dos mercados e dos políticos. No entanto, nas últimas semanas, perdeu a confiança tanto dos mercados como dos políticos. Até mesmo seu poder de resistir a pressões passou a trabalhar contra ele.

Pesou contra Berlusconi a percepção geral de que não tem interesse nem condições políticas para colocar em marcha um programa de austeridade que viesse a ser capaz de reverter a atual trajetória das despesas de governo e da dívida pública. Assim, cada dia de permanência sua no governo passou a ser entendido como um dia perdido para a recuperação da economia – na expressão usada em editorial pelo principal jornal da Espanha, o madrilenho El Pais.

O problema é que não basta remover Berlusconi. Sua saída do governo é como o fim de um casamento: é condição necessária, mas pode não ser suficiente para passar uma vida a limpo. Por começar do zero, um novo governo poderá contar com a boa vontade geral, mas terá de mostrar muito mais serviço para reverter a queda no precipício.

O desemprego na Itália estava nos 8,3% da força de trabalho em setembro. A atividade econômica evolui pouco acima de 0,5% ao ano, mas a perspectiva de recessão em toda a área do euro não acena com grandes melhoras da economia (veja ao lado a ficha da Itália).

Se as condições de rolagem da dívida se deteriorarem na Eurolândia, como tanta gente prevê, e se a Itália for obrigada a renegociar as condições de sua dívida, não haverá blindagem suficiente no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF). Os líderes do euro concordaram, em princípio, em expandir sua capacidade de assistência de liquidez de 440 bilhões para 1,3 trilhão de euros, no entanto, não explicaram como farão isso.

Quer dizer, se a Itália não aguentar e pedir socorro, sobrará o Banco Central Europeu, como emprestador de última instância. Mas, se esse passo for dado, emitirá moeda, atropelará contratos e colocará ainda mais em risco o futuro do euro .

Confira
O gráfico mostra a evolução do rendimento (yield) pago no mercado secundário pelos títulos de 10 anos da Itália.

Entenda. Quanto mais desvalorizado um título no mercado, maior é seu rendimento. Ou seja, quanto menor é o valor de mercado de um título, menor é o desembolso pelo seu novo tomador. Como os juros embutidos no título não mudam, o rendimento sobe, porque menos dinheiro foi desembolsado para a compra do título. Essa situação acaba sendo repassada também para o mercado primário (emissões de novos títulos).

Fonte:

http://arquivoetc.blogspot.com/2011/11/agonia-de-berlusconi-celso-ming.html

 
22 Comentários

Publicado por em novembro 9, 2011 em Uncategorized

 

22 Respostas para “A agonia de Berlusconi: CELSO MING

  1. surfando na jaca

    novembro 11, 2011 at 6:58 pm

    Tudo bem que o Fred me odiasse e não aceitasse meu pedido de desculpas, mas o que o resto do pessoal tem com isso????? O cara é muito rancoroso!

     
  2. HRP LOVE AND MUSIC

    novembro 11, 2011 at 6:38 pm

    CACETE FRED……………….VAI CONTINUAR A TEIMAR, QUANDO ESSA MALA FRANCESA VIRA LOUCA PERSISTE POR AQUI?
    XVOCE ESTÁ SENDO INJUSTO CONOSCO!

     
  3. Proftel

    novembro 11, 2011 at 9:42 am

    A chefe não veio e tive um tempinho pra entrar aqui, liberar três comentários do HRP e postar um assunto creio interessante aí em cima.

    Voltando ao assunto da “liberação”, até hoje nada aqui foi bloqueado ou editado, pode demorar um pouco de minha parte pra liberar mas é por falta de tempo mesmo.

    Vocês sabem que durante a semana pra mim é pauleira e, agora sem o Fred pra ajudar a coisa ficou feia prô meu lado.

    Desde já peço desculpa pela ausência nas caixas de comentário.

    De resto, hoje é sexta cabalística (11/11/2011), será que a Skór do fim-da-tarde terá um gosto diferente? kkkkk.

    Quanto ao espaço, continua com a mesma filosofia de sempre.

    Se sintam em casa, pode abrir a geladeira, pegar um wisky na estante, botar o pé em cima da mesa e puxar um cinzeiro, estamos aqui pra bater papo.

    🙂

     
    • surfando na jaca

      novembro 11, 2011 at 9:52 am

      Proftel, o Carecão fugiu assim, sem nem lhe escrever por email? Começo a achar que pode ser um problema de saúde qualquer. Aquela radiação toda em Angra, sabe-se lá….

       
  4. surfando na jaca

    novembro 11, 2011 at 8:59 am

    FDA, o Patriarca lhe deu uma ótima resposta. Veja só essa passagem de seu comentário: “E na verdade, lhe digo: apesar de sua idade de escorpião, acho que vc, nem os outros internautas ainda não estão preparados a esse tipo de discussão”.
    Isso me lembrou daquelas declarações dos generais da ditadura, de que o povo não sabe votar etc. Nada mais autoritário e arrogante do que desclassificar seus oponentes sem explicar sequer as razões.
    O Patriarca toda a razão, vc. se repete nos mesmos temas e cobranças: o blog é do fulano de tal, o blog é uma inutilidade e esse “fui” no final. Eu diria que se trata de um comentário “jeguial”, que insiste numa contradição fundamental em seu ser: a recusa e a aceitação num mesmo ato. A outra contradição é de comportamento, quando Vc. se coloca acima dos demais para escrever um coisa tão peuril e repetitiva dessas. E não queira criar rixas entre os participantes, pois todos aqui se gostam e se respeitam. Prefiro suas prospecções filosóficas sobre os temas que aqui aparecem.

    Se agrega um blog de esquerda, essa agregação nasceu sem imposição alguma e nem pretende ser esse o objetivo. Acho que seria inicialmente, e ainda é, o de agregar os antigos colegas de comentários e novos que queiram um espaço livre para bater um bom-papo, pois só um homem amargurado e doente mental se sente feliz sendo um solitário. Se é que isso pode conter alguma felicidade. Como ser social, interagimos e nos informamos desta maneira. Portanto, já refletimos sobre a nossa prática e estamos conscientes dela e de sua utilidade. A última contradição em sua pessoa é imaginar que essa racionalização que fizemos seja idêntica a sua ou que desejamos que assim seja. Uma prova de que esse espaço é livre é que ninguém lhe deu pelotas sobre seus desejos bloguiais. Tomou, papudo!

     
    • HRP LOVE AND MUSIC

      novembro 11, 2011 at 9:05 am

      O cara sente falta de escrever na lingua mãe e conviver com gente da terra brazilis.
      Carencia camuflada!
      FRED!
      Como é cara?
      Sem voce o deserto fica mais árido!

       
  5. Jose Mario HRP

    novembro 11, 2011 at 5:49 am

    Bom dia , será que os meus coments continuarão sob moderação?

     
    • Proftel

      novembro 11, 2011 at 2:34 pm

      HRP:

      Tudo liberado, comentei aí em cima.

      🙂

       
  6. FDA

    novembro 11, 2011 at 5:17 am

    Caro Surfista,

    Sua réplica me interpela sobre o que chamamos aqui na França : “la clause de conscience”. Ou seja, como respeitar princípios evocados por mim mesmo aqui no blog. Principios como “Dignidade”, “Integridade” Humana. Sobre tudo quando estamos confrontado à uma questão de pratica discursiva em um blog, do Direito a Dignidade Humana dentro de um blog.

    A questão do tipo: “a que deve minha mediocridade, se é que já fui algo superior ao que sou agora?”

    Atenção eh! Na sua questão existe varias outras questões implícitas, entre elas: qual seria a causa primeira de sua “mediocridade”? Sera que devemos ser “medíocres” ou excelentes em um comentário? Existe seres “Superiores” na arte e na maneira de comentar? Ou existe seres “Inferiores” nesta prática?

    Dà pra notar que vc abre um campo temático muito vasto sobre a questão da ética pessoal, na sua maneira de Ser, sobre o seu Dever de Ser, Sobre o que fostes, o que es, o que te tornastes, o que podes esperar do que estas fazendo em teus comentários. Sobre sua relação com a Blogosfera e com os outros comentaristas da blogosfera.

    A questão central é de saber se vc é “digno” de uma resposta vinda de minha parte.

    Fundamentado na minha “clause” de consciência digo não. Vc não esta preparado ainda para esse tipo de discussão. A razão é simples: minha resposta não é de nenhuma utilidade e não vai mudar em nada no seu comportamento atual de bloguista.

    Outro argumento para essa recusa é que tenho observado os embates aqui no blog de maneira observadora. E na verdade, lhe digo: apesar de sua idade de escorpião, acho que vc, nem os outros internautas ainda não estão preparados a esse tipo de discussão.

    Gostaria de fazer uma exceção ao comentarista Jose Mario HRP. Apesar de fazer comentários curtos e sintéticos, sua atitude de bloguista tupiniquim tem mostrado a priori que ele tem um potencial participativo muito interessante.

    HRP tem mostrado muitas vezes um caminho que felizmente ou infelizmente poucos atentaram de seguir. E esse caminho seria interessante de ser explorado.

    Quando falo “potencialidade”, no seu vocabulário seria “ebulição” participativa? Vai saber.

    E seria, talvez, dessas potencialidades, dessas “ebulições” participativas fundamentadas em tomadas de posição claras e legitimas que uma nova “consciência virtual” poderá jorrar aqui no blog.

    Senão o Alfalante sera mais um blog girando aqui e acolá na blogosfera, até que um dia ele acabara sua trajetória na atmosfera terrestre como todos os blogs: queimaderrimo..Sakou!

    Em tempo: não sou eu que tem que “acreditar” que o Alfalante “é de todos”. Que ele seja de todos resta a provar. Como resta a provar que o Alfalante não é um blog coletivista, comunitário, amical da esquerda brasileira. Questão: é esse tipo de blog que vcs querem na blogosfera?

    O que não resta a provar é que foi o “Fred” que criou o Alfalante. Sakou.

    E isso se chama “reconhecimento” da utilidade do blog, fato que vc deveria ao menos ter se tocado, não é mesmo quando faz um comentário, não é mesmo?

    Abs a todos. Fui………

     
  7. Patriarca da Paciência

    novembro 11, 2011 at 4:45 am

    Quanto ao Beslusconi, sempre achei estranhíssima a ascenção de tal político!

    Algo que só se compare à eleição de Bush nos Estados Unidos.

    Ou a guinada de Israel para a direita, depois de ter sido fundado e consolidado como uma pátria socialista.

    São os solavancos da natureza humana!

    A sociedade humana evolui e depois vem um certo refluxo.

    Bush, Berlusconi, Israel fascista, são os refluxos da sociedadae humana.

     
  8. Patriarca da Paciência

    novembro 11, 2011 at 4:39 am

    É a mesma bobajada de sempre – eu sou o dono do pedaço, logo vocês tem que escrever e… até pensar, aquilo que eu quero.

    Em resumo, todo o comentáirio do FDA se resume a isto.

    O Instinto de coronelismo é algo muito entranhado nos brasileiros.

    A maioria dos brasileiros não procura direitos – procura privilégios. Chega ao extremo de transformar um direito num privilégio.

    Mas com vinte e poucos anos de democracia, ainda aprendemos muito pouco.

    Vamos continuar, gente, ainda temos muito que aprender.

    O FDA, com toda aquela arrogância emprestado dos franceses fascistas (qure, dizem, são metade dos franceses) vem com todas essas argumentações estranhas.

    O Fred está mesmo é com andropausa.

    O Proftel está muito bem e dentro do espírito da coisa.

    Força aí, Proftel, não deixe a peteca cair.

    Pode ser que a crise de andropausa do Fred passe… ou não?

     
  9. FDA

    novembro 10, 2011 at 9:51 am

    “Injustiça conosco”?

    Ora, ora Surfista, vc esquece que quem criou esse blog foi esse Senhor que se chama Fred, Jesur era comunista ou alfalante…

    Digo e repito: não tenho nenhuma afinidade com esse indivíduo. Mas detesto injustiça! E vcs foram INJUSTOS com ele!

    Podemos debater sobre o bem ou o mal implicado nesta ação: sera que podemos “ajudar” alguém, no caso aqui o Proftel, na sua dependência ao net? A questão fica aberta.

    Mais o fato é que foi esse senhor que tomou a tal iniciativa de criar esse blog. Se o Proftel é dependente de blog ou de outra coisa mais, por que ele não criou um blog ele mesmo. Porque esperou por um outro que tomou a tal iniciativa..E agora fica nesta de vitima..sai pra là…

    O mesmo acontece com vc. Como sempre vc se impõe descaradamente, sem nenhuma concessão, sem consenso, sem nenhum senso critico do que dizes ou escreves no seu comentários.

    Eras um internauta inteligente, criativo, cheio de humor, etc..

    Tornastes um internauta medíocre, arrogante, pretencioso, ou seja, uma sobra de ti mesmo…

    Fostes injusto com esse senhor Fred que te deu acolho aqui para soltar tuas frustações, teus recalques, tuas angustias, teus fantasmas, tuas amarguras, tuas podridões..

    E vc vc vem aqui ainda dizer que esse senhor foi “Injusto conosco”!

    Crie vergonha na cara e comece a respeitar o que não lhe pertence, se queres que os outros respeitem o que te pertence, vai…

    Fui!

     
    • Jose Mario HRP

      novembro 10, 2011 at 10:18 am

      Vai!

       
    • surfando na jaca

      novembro 10, 2011 at 12:34 pm

      FDA, sempre lhe tive como uma certa consciência extra do blog, tipo aqueles diabinhos e santinhos que segredam coisas ao ouvido nos desenhos animados. Pois bem, foi injusto com o Fred. Já admiti e já me desculpei, coisa que nunca vi VExma. fazer, após nos lançar tantos impropérios e acusações, muitas das quais injustas e rebatidas no mesmo tom. Pois bem, a que deve minha mediocridade, se é que já fui algo superior ao que sou agora? Creio é que faltem espaços mais abertos tematicamente e com ebulição participativa. Ora, acreditei que o Alfalante fosse de todos e não do Fred. E acho que agora será do Proftel, em sua lógica. Um blog que se automaterialize será uma invenção impossível, FDA. Como consciência virtual vc. tem dois grandes defeitos,:a arrogância e a contundência das palavras embrutecidas. Veja, então, que todos possuem suas inabilidades sociais e erram. Uma boa tarde e um abs.

       
  10. Jose Mario HRP

    novembro 10, 2011 at 6:42 am

    Berllusconni?
    Já vai tarde!
    Vai continuar o mesmo desonesto de sempre, pedófilo, viciado em sexo e egocentrico…..
    Vaya con Dios!

     
  11. FDA

    novembro 10, 2011 at 4:59 am

    O síndroma do escorpião…

    Alguém aqui conhece essa historinha horripilante ? Um escorpião queria atravessar um riacho. Para isso solicitou a ajuda de um sapo. O sapo concordou em transporta-lo nas costas.

    Infelizmente ou felizmente, no meio da travessia do riacho, o escorpião picou o sapo.

    Antes de morrer, o sapo fez a seguinte pergunta ao escorpião: mas porque vc fez isso? Porque me picastes? Sera que vc não sabia que com esse seu gesto, com essa sua ação, vc nos condenou, eu e vc a morrer afogados?

    O escorpião responde então: eu sei, o problema é que eu não posso me impedir de picar! É minha natureza, mesmo sabendo que essa natureza mórbida me leva a minha própria destruição, eu não sei fazer outra coisa que destruir o que os outros tentam construir, matar o que vive…

    Esse síndrome diz muito sobre o caráter de alguns indivíduos que não podem se impedir de agir contra sua própria natureza, contra seus próprios interesses; individuos que não podem se impedir de agir pelo simples prazer mórbido de se mostrar que eles são “fortes”, “inteligente”, “viris”, “poderosos” mesmo sabendo que esse tipo de atitude, esse tipo de ato pode leva-los muitas vezes a sua propria perda, a perda de um bem comum..

    Não tenho nada contra ou favor do tal Jesus era comunista, Fred ou Alfalante mais ojerizo a todo ato fundamentado na INJUSTçA Humana, no mau caratismo humano..

    Mas bom Deus, quando é que esse povinho vai aprender o respeito da Dignidade, da Integridade e da Liberdade inalienável de todo o ser Humano?

    Parabéns a todos os escorpiões (Surf e Proftel) do Blog!

     
    • Jose Mario HRP

      novembro 10, 2011 at 6:40 am

      Torna o polemista!

       
    • surfando na jaca

      novembro 10, 2011 at 9:27 am

      Obrigado pelos seus votos, FDA. Mas isso é uma injustiça conosco, escorpianos. Não queremos matar nenhuma iniciativa democrática, como esse espaço. E já me desculpei dez vezes com o Fred, embora ele não tenha exercido seu cristianismo nesse incidente virtual. Tudo bem, todo cristão tem consciência de seus erros e nesse caso se trata de intolerância com o próximo, já que o tratamento que me dispensou fora idêntico ao que lhe ofereci. Um abraço.

       
  12. Brancaleone, Broncão para os chegados...

    novembro 9, 2011 at 10:00 pm

    PqoP.
    Lá vou pra briga outra vez.
    A droga da empresa de granito conseguiu licença ambiental para explorar o Morro das Pacas – que divide com minha areazinha. – lá vou eu de novo!!!!

     
  13. Brancaleone, Broncão para os chegados...

    novembro 9, 2011 at 9:59 pm

    Primeiramente, Parabens Surf.
    Que a idade lhe traga juízo – se bem que ser sem juízo é muito mais divertido – experiência própria.

    Com relação a Itália pouco a se dizer.
    Primeiros ministros italianos caem à torto e a direito só que agora a Zona do Euro balança cada vez que algum chefe de estado solta um peidinho.

    Enfraçado é que o Berlusco aprontou o diabo com a mulherada e o povo italiano levou na boa – coisa de latino – mas quando a coisa apertou no bolso foi demais. Para os italianos Berlusco poderia ter trepado coma própria avó que nada lhe acontecria desde que a economia estivesse bem.

     
    • surfando na jaca

      novembro 10, 2011 at 9:29 am

      Obrigado, Broncão, mas minha idade não consegue superar minha indignação com certas coisas. Quer dizer que vc. vai destruir o meio ambiente poluindo-o também? O dinheiro sempre vence, né?

       
  14. Proftel

    novembro 9, 2011 at 2:35 pm

    Berlusconi e a Itália inteira se me parecem a bola da vez.

    :-/

     

Obrigado pelo seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: